O Inmetro simplificou as informações sobre desempenho de máquinas de lavar roupa por meio de programa inédito de etiquetagem por desempenho geral
As máquinas de lavar roupa terão uma nova Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence). As informações sobre desempenho serão exibidas de forma mais simples e clara para melhor orientar o consumidor e facilitar a comparação entre produtos disponíveis no mercado.
Com a mudança, as etiquetas passarão a apresentar graduações de 'A' a 'E', sendo 'A' o nível que representa o melhor desempenho global. “A máquina que estiver no mercado como ‘A’ será vista como o equipamento que mais economiza energia, mas que também lava melhor; consome menos água e melhor tira a água da roupa”, desta Gustavo Kuster, diretor de Avaliação da Conformidade do Inmetro.
As novas etiquetas começarão a ser fixadas nas máquinas de lavar roupa a partir de abril de 2019, conforme determina a Portaria Inmetro nº 170, publicada em 5 de abril de 2019. Após 36 meses, somente poderão ser vendidos produtos que já ostentem a nova etiqueta. A apresentação de produtos não conformes após o fim dos prazos estará sujeita às penalidades previstas na lei. Trata-se do primeiro programa de etiquetagem global de que se tem notícias no mundo. “A intenção é incentivar o aprimoramento dos produtos, com informações úteis que levem o consumidor a optar por aquele que melhor atenda às suas necessidades. Eliminamos dados técnicos da nova etiqueta, facilitando o entendimento pelos usuários”, completa Kuster.
Máquinas de lavar roupas tinham seu desempenho avaliado em relação à eficiência energética, centrifugação, lavagem, consumo de água e segurança elétrica.
Fazem parte do regulamento lavadoras com capacidade inferior ou igual a 18kg, nos seguintes modelos: semiautomáticas (top-load e top-load lava e seca) e automáticas (front-load e front-load lava e seca). A portaria não contempla as máquinas comerciais ou industriais.
Fonte: Inmetro