MEIO AMBIENTE
Aluguel de celulares combina com sustentabilidade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
aluguel de celular

Aluguel de celulares combina com sustentabilidade. É preciso utilizar recursos naturais com consciência e reaproveitar materiais existentes para salvar o planeta

Aluguel de celulares combina com sustentabilidade. Você sabia? Cada vez mais é uma necessidade mundial utilizar os recursos naturais com consciência, assim como reaproveitar ou transformar os materiais e produtos já existentes. Dessa maneira, o meio ambiente estará mais protegido e as gerações futuras vão poder usufruir dele também.

Isso todos concordam. Mas o que tem a ver diretamente com o uso dos celulares?

A resposta já vem. Antes de mais nada, vamos dar uma olhada nos números. Eles são gigantescos. No Brasil, mais de 95 milhões de pessoas possuem celulares e mais de 50% delas acessam a internet por meio deles.

Em síntese, os aparelhos, obviamente, têm muita importância no nosso dia a dia. Porém, não podemos deixar de pensar na quantidade de lixo eletrônico que produzimos com os minerais e metais que existem dentro de um celular, por exemplo. Enfim, resolvemos nossa necessidade de comunicação e, infelizmente, contribuímos para poluir nosso planeta.

E, frequentemente, assistimos as consequências.

Cabeças pensantes

Que bom que tem gente que leva o meio ambiente a sério e coloca ideias e projetos maravilhosos e criativos em prática.

E a excelente notícia é que está em funcionamento – a pleno vapor – o aluguel de assinaturas de smartphones. Locadores de celulares e empresas tradicionais estão oferecendo esse serviço, por intermédio de contratos diversificados.

Com o aluguel, há até a possibilidade de um celular, que não serve mais para uma pessoa, ser reformado e disponibilizado para outra.

Stephanie Peart: “Ter em mãos um celular sempre novo pode ser o sonho de muitos".Aluguel de celulares combina com sustentabilidade

“Ter em mãos um celular sempre novo pode ser o sonho de muitos. Fato é que mal se compra um determinado aparelho e modelos mais avançados são lançados em um piscar de olhos. Além disso, a crise financeira causada pela pandemia fez os preços subirem de forma geral”, resume Stephanie Peart, empreendedora e head da Leapfone, startup do segmento de Phone as a Service, que oferece acesso a smartphones sofisticados por meio de assinaturas.

A boa notícia, acrescenta ela, “é que não é mais preciso lamentar sobre a celeridade da evolução tecnológica, tampouco sobre os valores exorbitantes dos celulares”.

Como funciona a assinatura do celular

Quando você compra um celular, ele dura, em média, no máximo, três anos. Durante esse tempo, vai aprendendo a driblar a falta de espaço para baixar novos aplicativos e o acúmulo de documentos e fotos guardadas, entre outros itens, além de tentar resolver questões simples de conservação e de segurança.

Uma grande vantagem para o consumidor em assinar um plano é que pode custar metade do valor de compra de um smartphone. E já vem com seguro. Outro benefício muito considerável: ele pode escolher um modelo de última geração e trocá-lo anualmente.

“Além disso, o pagamento é recorrente e não compromete o limite do cartão de crédito”, acrescenta Stephanie.


+ Como aumentar a vida útil do seu celular
+ O roubo ou furto de celulares virou situação comum


Passo a passo

Aluguel de celulares combina com sustentabilidade. Então, alugar ou comprar? Que dúvida!

Especialistas sugerem que você, para saber o que realmente vale a pena, faça uma boa pesquisa de preços e calcule custo x benefícios para ter uma resposta clara.

É preciso pensar sobre quanto tempo, aproximadamente, você fica com o mesmo celular. Há pessoas que preferem trocar todo ano por um modelo mais novo e com mais dispositivos, assim como consumidores que só mudam de aparelho quando esse deixa de funcionar ou dá um defeito que não se consegue reverter.

Também é necessário saber quanto custa o aluguel para o modelo de celular que você deseja e do seu preço na loja, à vista (quase sempre a opção mais barata) e a prazo.

E ainda a tarefa mais importante: comparar todos os preços.

Dessa forma, é possível verificar se o valor da mensalidade de aluguel sai mais em conta ou não do que comprar um celular.

Ao entrar em contato para contratar o serviço, a empresa, imediatamente, constrói um perfil do consumidor para oferecer opções disponíveis e adequadas.

Feito a escolha, o cliente, geralmente, assume um pagamento mensal para ter um telefone de certo modelo e por um prazo que também vai constar no contrato. Depois de o pedido ser aprovado, o consumidor recebe o celular no endereço cadastrado.

Os serviços costumam oferecer a possibilidade de manter o aparelho ou trocar por um novo a cada renovação. Se você “se apaixonar” por um determinado aparelho poderá comprá-lo, após o período contratado.

Os aparelhos devolvidos vão para manutenção ou revenda. Se não estiverem bons para o repasse são desmontados e suas peças e componentes, aproveitados ou descartados adequadamente.

Cuidados ao alugar

Alugar um celular com seguro não significa que se for vítima de roubo ou furto qualificado não terá despesa extra. Assim como se quebrar ou danificar o aparelho. É preciso certificar-se se haverá, no mínimo, uma franquia a ser paga.

Como qualquer serviço contratado vale se informar muito bem a respeito do que está alugando e ler todas as linhas – e as entrelinhas – do contrato.

Por Raquel Budow

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore