ARTIGO: Meio de pagamento pode aumentar vendas na loja virtual

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E-commerce precisa ofertar meios de pagamentos diversificados para não perder a venda | Foto: Divulgação

Com a variedade de bandeiras de cartão, opções de parcelamento, débito online, boleto bancário, intermediadores, são muitas as possibilidades de meios de pagamentos na Internet e com segurança

Por Marcia Mello 

Imagine um consumidor que está em busca de um celular para comprar pela internet. Ele pesquisa os diversos modelos, estuda as características que precisa, consulta opiniões de outros consumidores, analisa os preços nas mais diversas lojas, avalia o valor do frete. Depois de todo esse processo, ele finalmente escolheu o produto e a loja. Pronto, agora é só pagar! Mas aí surge um imprevisto, no carrinho de compras, o site informa que existe um problema com os meios de pagamentos. Não há nada mais irritante para um consumidor do que passar por toda a sua jornada de compra e não conseguir concluir o pagamento. E, para o lojista, também não há nada mais frustrante do que estar prestes a concretizar uma venda e perder o cliente por um detalhe.

De acordo com a consultoria Ebit, foi registrado um total de 106 milhões de pedidos online em 2016. E pode ter certeza de que esse número poderia ser ainda maior, já que muitos não concretizam a transação, mesmo já com os itens previamente selecionados. Um estudo do blog SaleCycle, realizado com cerca de 500 marcas globais no segundo trimestre de 2016, constatou que a taxa de abandono de carrinho no e-commerce, na América Latina (incluindo Brasil), foi de 75,3%. Não dá para simplesmente ignorar esse número, concorda?

Entre as principais causas estão o custo inesperado do envio, exigência em se criar uma conta, realização de pesquisa, preocupação com a segurança de meios de pagamentos e checkout confuso, nesta ordem. Com a variedade de bandeiras de cartão, opções de parcelamento, débito online, boleto bancário, intermediadores, são muitas as possibilidades de pagamento na Internet e com segurança. Se o consumidor não encontra a sua forma preferida, pode deixar de comprar na loja.

Quanto mais meios de pagamentos você aceitar mais chances terá de realizar vendas via web. É esse conceito que seguimos na Global Payments, oferecendo diversas opções, como crédito, débito e parcelado, débito online, pagamento com um clique, DCC (conversor de moedas), consulta de transações, etc. Focamos em oferecer alternativas de pagamentos, com atenção especial em segurança e integração com checkout transparente como um ponto fundamental.

A previsão da Ebit é que o movimento de migração das vendas para o meio digital deva continuar e, desta forma, estima um crescimento nominal de 12% no faturamento do comércio eletrônico, atingindo um total de R$ 49,7 bilhões em 2017. Por isso definir os meios de pagamentos é um dos pontos mais estratégico da sua loja virtual. O lojista deve olhar não só para o seu negócio, mas principalmente para as necessidades do seu público.

Uma coisa é certa, quanto mais meios de pagamentos você oferecer, mais consumidores poderão comprar na sua loja, afinal, um e-commerce deve dispor de diversas opções e principalmente segurança, facilitando a vida do potencial cliente, contribuindo assim para a conclusão da compra e aumento da taxa de conversão do site.

Pense nisso e boas vendas!

Marcia Mello  é presidente da Global Payments Brasil

#ConsumoEmPauta, #MeiosDePagamentos

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