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Conciliação online em consumo

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A conciliação online de conflitos de consumo é a proposta da plataforma Concilie Online. Todo o processo é feito a distância facilitando a vida do consumidor

 

Resolver questões com fornecedores pode ser acelerado com novas plataformas que vêm sendo criadas especificamente para conciliação e devem ganhar destaque com a entrada em vigor, recentemente, do novo Código de Processo Civil que traz entre as principais mudanças a solução consensual de conflitos por meio de conciliações.

No programa Consumo em Pauta, na Rádio Mega Brasil Online, desta segunda-feira (11/4), vamos bater um papo com Agostinho Simões, que comanda o Concilie Online, plataforma que já está fazendo cerca de 500 conciliações por dia com consumidores de todo o país e 82% dos casos atendidos são finalizados com acordo e 100% têm homologação judicial.

A agilidade na solução, conforme Agostinho Simões, é um dos pontos fortes da ferramenta. O tempo médio para que as partes se entendam é de até sete dias, muito inferior aos quase 180 dias para o agendamento da seção de conciliação na forma tradicional. “As empresas perceberam que é importante a conciliação naqueles casos que são ‘quase-processo’ ou mesmo nos que já estão no Judiciário. Mais, estão cientes de que a conciliação é uma possibilidade de redução de custos nos conflitos com o consumidor. O que fazemos tem valor como Título Executivo Extrajudicial”, destaca Simões.

O procedimento é simples. A empresa remete para o Concilie Online os casos que deseja que seja feito o processo de conciliação. O consumidor é chamado para uma audiência online na qual participam a empresa, o consumidor e um conciliador da plataforma. Cabe ao consumidor escolher a data e horário mais conveniente para a audiência e ele precisa ter apenas um equipamento conectado à internet, que pode ser computador, tablet ou até mesmo o celular. Simões acrescenta que o diferencial é exatamente a possibilidade de o consumidor resolver o conflito na hora em que ele quiser e no local mais confortável. “Toda a tratativa é feita online, por meio de sistema chat. Tudo é registrado”, diz.

Quer saber mais sobre o assunto? Então não perca o programa Consumo em Pauta, na Rádio Mega Brasil Online, comandado por Angela Crespo.

 

Acesse o site Consumo em Pauta em seu smartphone
e tire aquela dúvida de última hora 
sobre o seu direito de consumidor.
www.consumoempauta.com.br
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