Esta é a proposta da Consumoteca, boutique de pesquisa e conhecimento especializada em consumo e comportamento dos consumidores brasileiros
Identificar e entender a maneira pela qual os consumidores estão vendo uma determinada marca ou produto é o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Consumoteca, “uma boutique de pesquisa e conhecimento especializada em consumo e comportamento do consumidor brasileiro”, conforme definição de Michel Alcoforado, antropólogo e sócio fundador da empresa.
No programa Consumo em Pauta, na Rádio Mega Brasil Online, Alcoforado explica todo o trabalho desenvolvido por antropólogos, estatísticos e comunicadores, que estão à frente da Consumoteca, no desenvolvimento de pontes e diálogos entre o que está sendo produzido na academia e o que está se vivendo no dia a dia do mercado. “Traduzimos para a empresa as necessidades do consumidor em desenvolvimento de produtos, reposicionamento de empresas e resignificação de estratégias.”
Para o antropólogo, nos dias de hoje, não é mais possível criar produtos ou serviços a partir do que pensa a alta direção de uma empresa. “Feeling não serve para mais nada. Precisamos identificar a lente que o consumidor está enxergando o mundo para também usá-la e se ter sucesso num mercado altamente competitivo no qual quem compra não tem nenhum pudor de jogar um determinado produto no lixo.”
As empresas que ainda não se acostumaram a exercitar o diálogo com seu público, conforme Alcoforado, correm o risco de deixarem o mercado, tendo em vista que hoje, com as mídias sociais, os consumidores estão o tempo todo comentando marcas e produtos. “Conectar consumidor e empresas este é o resumo do nosso trabalho. Somos os oftalmologistas da sociedade”.
O programa Consumo em Pauta vai ao ar hoje, às 16 horas, na Rádio Mega Brasil Online. A entrevista como o antropólogo Michel Alcoforado será reapresentada na terça, às 19 horas, e na quarta, às 9 horas. Depois, ficará na grade de programas da rádio e poderá ser baixada a qualquer momento.