Pagamento instantâneo começará a ser utilizado no Brasil em novembro. Com ele, será possível fazer pagamentos e transferências a qualquer momento
Você sabe o que é pagamento instantâneo? Já imaginou realizar a qualquer momento do dia ou da noite e em qualquer dia da semana transferência de valores sem precisar utilizar DOC ou TED? Ou, ainda, realizar o pagamento de uma compra diretamente do seu celular, sem precisar ativar o cartão no aparelho ou apresentá-lo fisicamente?
Com o pagamento instantâneo tudo isso será possível brevemente. O Banco Central agendou para novembro o início deste meio de pagamento no Brasil.
Você viu isso?
– Pagamento por QR Code é rápido e seguro
– Soluções em meios de pagamento facilitam para os dois lados do balcão
– A evolução dos sistemas de pagamentos
Mas o que é pagamento instantâneo e como ele irá funcionar? Isso será explicado por Vitor Magnani, presidente da Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O). Ele é o entrevistado da jornalista Angela Crespo no programa Consumo em Pauta.
A ABO2O é uma entidade que representa e defende os interesses coletivos da economia colaborativa e das plataformas digitais e estimula ações públicas e privadas que contribuam para o desenvolvimento e fomento dessas tecnologias por meio da articulação com outras instituições.
O que é pagamento instantâneo?
Conforme Magnani, é uma tecnologia já presente em vários países que permite a qualquer pessoa portando um aparelho celular realizar pagamento ou transferências de valores instantaneamente, a qualquer momento. A China há muito já utiliza o sistema de pagamento instantâneo por meio dos aplicativos AliPay e WeChat Pay.
Para fazer pagamentos, o consumidor deverá mirar a câmara do celular para um QR Code ou dar OK num link enviado pelo vendedor e, automaticamente, o dinheiro sai da sua conta e entra na do estabelecimento. “Tudo acontece em questão de segundos”, diz o executivo da ABO2O. Esta rapidez possibilitará inclusive, fazer saque de dinheiro numa loja, já que o valor é transferido na mesma hora para a conta do estabelecimento. “Mas com o sistema de pagamento instantâneo, nem precisa carregar dinheiro. Qualquer valor poderá ser pago na hora pelo celular.”
Já para a transferência de valor entre contas, o sistema irá permitir que se faça transações informando apenas dados simples do recebedor, como e-mail, CPF, número de celular, etc.
Vantagens para o consumidor
São inúmeras as vantagens para o consumidor no uso do pagamento instantâneo. Vitor Magnani lista que o que o estabelecimento reduzir de custos poderá repassar ao consumidor, como aluguel ou compra das maquininhas de cartão e até mesmo na economia de energia elétrica para recarregá-las. “Destaco também que os empresários, seja qual for o seu tamanho, não terá de esperar 30 dias para ter o dinheiro de suas vendas disponíveis ou pagar taxas para antecipar os recebíveis, o que também poderá reverter favoravelmente ao consumidor.”
Este novo meio de pagamento, conforme Magnani, poderá ser ainda um forte aliado na educação financeira dos consumidores brasileiros, que ainda não adquiriram o hábito de controlar seus gastos, levando um susto a cada fechamento da fatura do cartão de crédito. Com o pagamento instantâneo, o valor será debitado na hora de sua conta e ele poderá controlar o que gasta também instantaneamente.
Como fica a segurança no pagamento instantâneo?
Este novo sistema será bem seguro, diz o presidente da ABO2O, uma vez que utiliza camadas de segurança, como senha e atualização do código a cada intervalo de tempo. “Agora, para aqueles que têm ainda hoje desconfianças em usar o cartão para fazer pagamentos, provavelmente não irão aderir rapidamente a este novo meio de pagamento.” De qualquer forma, alerta Magnani, caberá também ao consumidor se cercar e cuidados na hora de mirar a câmara para o QR Code ou dar OK num link. Ele precisará conferir as informações antes destas ações para não ter problemas.”
Para saber mais sobre o que é pagamento instantâneo, acesse a Rádio Mega Brasil Online nesta segunda (6/7), às 16 horas. Reapresentações na terça, às 9 horas, e na quarta, às 20 horas.