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Conheça a velocidade da internet

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Maria Inês Dolci

Medidor de velocidade da internet é disponibilizado pela Proteste a todos os consumidores, mesmo àqueles que não são associados

Maria Inês Dolci é a entrevistada de Angela Crespo no programa Consumo em Pauta da Rádio Mega Brasil Online (no ar às 16 horas, com reapresentação na terça, às 19 horas, e na quarta, às 9 horas). A advogada e coordenadora institucional da PROTESTE Associação de Consumidores comenta sobre um novo serviço da entidade civil de defesa do consumidor: o medidor de velocidade da internet.

Com esse sistema, o consumidor poderá acompanhar a velocidade que recebe da internet banda larga fixa e verificar se realmente está tendo acesso ao que foi contratado. O acompanhamento deverá ser feito por 30 dias e totalmente documentado, importante para quem quiser reivindicar o cumprimento do contrato ou bonificação. A medição está sendo disponibilizada pela Proteste a todos os consumidores, independentemente de serem associados ou não.

“Mais de 128 mil consumidores já entraram no site da Proteste para fazer o acompanhamento da velocidade da internet que recebe. Num primeiro balanço verificamos que 56% estão abaixo do contratado”, destaca a advogada. Ela acrescenta que, conforme a Anatel, as operadoras estão obrigadas a entregar 40% da velocidade mínima contratada em 95% do acesso.


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Como os dados de todos os testes serão armazenados, a Proteste poderá entrar com ação coletiva contra as operadoras se ficar comprovado que o consumidor está sendo prejudicado. “Mas poderemos também orientar, individualmente, cada um que testar sua internet a buscar desconto, abatimento no valor pago, o cumprimento do ofertado e, se for o caso, rescindir o contrato” explica Maria Inês Dolci.

Conforme a coordenadora institucional da PROTESTE, com o serviço de medição de banda larga fixa, a entidade está “ensinado o consumidor a ter provas para depois reclamar”.

Outros programas

Você pode baixar e ouvir a qualquer momento as entrevistas do Consumo em Pauta.

Roberto Meir, especialista internacional em relações de consumo
Fernando Cosenza, diretor de marketing da Boa Vista SCPC
Alexandre Juliano, diretor do WhatSac
Beatriz Cullen, Diretora do IBHE 

 

atualizada em 08/08/2022

 

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