O PIX Saque e o PIX troco facilitam o saque em dinheiro. As novas modalidades já estão funcionando
Vantagens em aderir ao PIX Saque e PIX Troco
Com a chegada do PIX Saque e do PIX Troco os estabelecimentos comerciais que aderirem passarão a ser pontos de conveniência. Pois os saques poderão ser feitos em padarias, postos de combustíveis, supermercados, entre outros.
Abaixo do esperado
Apesar de um ano de funcionamento no país, o PIX ainda não pegou entre consumidores e empresas. Conforme estatísticas do Banco Central, o número de transações entre os dois lados do balcão está na casa de 16%. Ou seja, apenas 10% dos valores negociados. O consumidor tem usado mais o PIX para fazer transferências entre pessoas. De acordo com Edgard de Castro, o motivo pode ser as taxas cobradas. “Os bancos tradicionais estão cobrando altas taxas por transação para as empresas. Com isso, encarecem a recepção do PIX no varejo por parte dos comerciantes”, constata.
Segurança
Para os empresários, no entanto, ao possibilitar o saque em dinheiro, o PIX Saque e PIX Troco diminuem a quantidade de dinheiro vivo em caixa. Assim, com a possibilidade de fornecer dinheiro aos clientes, reduz o risco de assaltos por ter baixo volume em caixa. Além disso, os valores transportados por empresas de segurança também serão menores e, possivelmente, em menos viagens.