O QUE FAZER?
Energia elétrica queimou seu aparelho?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
queima de aparelhos

Em caso de queima de aparelhos, entre em contato com a companhia de energia elétrica pelos canais de atendimento ao consumidor. A empresa tem prazos para resolver

Ao constatar queima de aparelhos em decorrência de queda ou oscilação de energia elétrica, saiba que a companhia responsável pelo fornecimento é obrigada a reparar o consumidor, conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e a Resolução Normativa nº 499/12 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Ao ter um equipamento danificado, o consumidor deve procurar a concessionária de energia elétrica, conforme orientação do Idec, pelos canais de comunicação (telefone, SAC, aplicativo, postos de atendimento ou site da empresa). Conforme a entidade de defesa do consumidor, após receber o contato do dono do equipamento danificado, a empresa tem 10 dias corridos para realizar a inspeção in loco ou retirar o equipamento para análise. “Mas se a queima do aparelho for de itens utilizados  para conservar alimentos perecíveis ou medicamentos, o prazo cai para um dia útil”. Após a vistoria, a empresa tem até 15 dias corridos para responder ao consumidor se o pedido de reparo será atendido.

Em caso de ressarcimento, conforme o Idec, o cliente pode receber em dinheiro, optar pelo conserto ou pleitear a substituição do equipamento dentro de 20 dias, a partir da resposta da distribuidora. Já em caso de negativa, o consumidor deve ter atenção as razões expostas pela empresa. Vale lembrar que ela só fica isenta se for comprovado defeito na instalação, uso incorreto do equipamento, ou mesmo se o aparelho for consertado antes do período de vistoria (restrição considerada abusiva pelo CDC).

O CDC ainda resguarda o consumidor em relação a danos imateriais, como por exemplo, em casos em que há prejuízos na execução de um trabalho. Nesses casos, é possível solicitar reparação junto à concessionária ou mesmo procurar um órgão de defesa do consumidor e em última instância recorrer à Justiça.

 


+ Consumidores já podem aderir à tarifa branca de energia

+ Já é possível comprar energia solar

+ Entenda o que e DIC e FIC na sua conta de luz


Interrupções repentinas

O Idec também ressalta que interrupções repentinas do serviço podem proporcionar desconto na conta de luz. Existem limites, determinados pela Aneel, para duração das quedas de energia elétrica e de quantas vezes essas interrupções podem ocorrer no mês. “Se forem excedidos, os consumidores têm direito a compensação em forma de desconto nas próximas faturas. Esse desconto deve ocorrer no prazo máximo de dois meses a contar do mês em que houve a interrupção”, finaliza o gerente técnico do Idec.

Angela Crespo com Idec

Atualizado em 17/04/2023

Atualizado em 15/10/2024

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Respostas de 49

  1. caiu a energia em minha casa dia 20/06/2023
    queimou o meu radio relógio e meu micro – ondas
    isso aconteceu em cotia são Paulo
    Rua castanha 110

  2. Boa noite hoje por volta das 16:19 tivemos uma explosão no poste recen trocado
    E agora as 22:20 minha televisão não ligo mas
    Quero saber como podemos resolver a situação?

  3. No dia 6 de agosto teve curto nos fios da rede elétrica agora a TV alguns canal fica deligando e ligando a TV tenho que reparar .

  4. Minha geladeira queimou e a não tenho a nota fiscal de compra ,pois comprei de terceiro o que devo fazer se a fornecedora de energia me pedir a nota fiscal?

  5. Hoje teve queda de energia e infelizmente meu aparelho roku express ligado a TV queimou, isso pela 2 vez. A Enel empresa responsável deve ressarcir meu prejuízo mesmo sendo esse tipo de aparelho ou a mesma não tem esta obrigação?

    1. Olá, Suelen
      Qualquer aparelho danificado por oscilação de energia deve ser comunicado à empresa de energia. Converse com a Enel

  6. A eletricidade acabou mas quando voltou mas quando voltou parcialmente, isso é normal na rede elétrica?

  7. Houve queda de energia e queimou meu aquecedor. Como não podia ficar sem o chuveiro, consertei o aquecedor antes da vistoria. Agora a Enel não aceita meu pedido de restituição do valor pago. Não tenho chances de receber esse valor?

  8. minha geladeira queimo por queda e retorno da energia com voltagem baixa pedi a vistoria passarao duas semana nao vieram retornei eles disse que ainda estava no praso agora me dis se e pocivel ficar quinze dias sem geladeira e maquina de lavar roupa pediro mais dois dias e nao veio fui obrigado a reparar os equipamento eu mesmo pois eles nao quizerao nem repor as despesa com as peças pra o reparo mesmo com as notas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore