Quod é um dos bancos de dados que vão administrar o cadastro positivo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
uso indevido de cpf

Criada em 2017 pelos cinco maiores bancos do Brasil, a Quod diz que o cadastro positivo é uma importante ferramenta de educação financeira

Uma das empresas que irão administrar o cadastro positivo, que entrou em vigor em 9 de julho, é a Quod, fintech gestora de bases de dados criada em 2017 pelos cinco maiores bancos do Brasil (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco e Santander) com foco na análise de risco de crédito, prevenção a fraudes e soluções baseadas em big data.

Para a nova empresa, “o cadastro positivo é um modelo que leva em consideração todo o histórico de pagamentos de um consumidor ou empresa e uma importante ferramenta de educação financeira para a população, podendo transformar a relação de consumo do país, além de incluir pessoas que estão fora do sistema de crédito atualmente por não conseguirem comprovar renda, mesmo sendo bons pagadores. A partir da construção de um perfil mais completo, que resultará em um score de crédito mais justo, empresas e consumidores poderão tomar decisões com base em dados mais precisos”, assinala Rodrigo Abreu, CEO da Quod.

Este novo banco de dados irá trabalhar positivamente as informações do consumidor, e cada indivíduo terá a sua história de pagamento analisada pela Quod e para cada pagamento realizado será atribuída uma nota.  Isso significa que quanto mais informações os bancos de dados recolherem dos consumidores, a nota será maior. “O que será entregue ao mercado é esta nota, também conhecida como score. Quanto maior for ela, menor é a probabilidade de inadimplência. Assim, teremos a redução da assimetria de informação do consumidor”, destaca Ricardo Thomaziello, diretor executivo de Dados da Quod.

Já se sabe que todos os brasileiros entraram automaticamente no cadastro positivo, de acordo com a nova lei. E podem acompanhar, gratuitamente, o score de crédito de cada um dos bancos de dados. É importante que façam o cadastro em cada um deles para saber como estão sendo avaliados e, ainda, para verificar se não há nenhum dado errado.

Na Quod, após o cadastro, o consumidor poderá acessar as informações sobre hábitos detalhados de pagamentos e os registros de consultas ao seu CPF. “É importante destacar que estas informações só o dono do CPF terá acesso. Elas não serão disponibilizadas ao mercado”, acrescenta Thomaziello.

Educação financeira

Um dos importantes pilares de atuação da Quod é a educação financeira. Por meio do investimento em plataformas como vídeos e e-books informativos, a empresa espera esclarecer temas fundamentais como cadastro positivo, análise de crédito e recuperação de dívidas.

Em outra frente, a ferramenta de score crédito terá papel relevante na inclusão financeira da população, contribuindo para um maior controle da inadimplência, além de ajudar o consumidor a administrar seus empréstimos, evitando o superendividamento.

“Quando analisamos os hábitos dos consumidores, percebemos que ainda há uma jornada a ser percorrida para mudar algumas percepções e costumes que, devidamente esclarecidos, podem beneficiar e proteger milhares de pessoas”, acrescenta Abreu.

Portfólio da Quod

 

  • Análise de crédito (para empresas): relatório do histórico de crédito dos consumidores, que contará com dados do novo Cadastro Positivo a partir de novembro/dezembro, quando a nova lei permitirá o início do uso comercial dos dados;
  • Score de crédito: modelo estatístico que mostra a probabilidade de um consumidor honrar seus pagamentos, criado com foco no Cadastro Positivo (também a partir de novembro/dezembro);
  • Recuperação de dívidas atrasadas: solução de cobrança de dívidas atrasadas e ainda não pagas, com foco em relacionamento eletrônico com os consumidores;
  • Quod Compliance: ferramenta de compliance oferecida em parceria com a LexisNexis, líder mundial em análise de dados e soluções antifraude, cujo objetivo é localizar pessoas politicamente expostas ou ligadas a suspeitos de corrupção para que empresas evitem fazer negócios com as mesmas;
  • Quod ID Digital: software que mapeia IPs de telefones e computadores a cada transação, criando uma base de dados de dispositivos suspeitos de fraude ou de terem sido violados por hackers, também com base em parceria com a LexisNexis, baseada em uma grande base de dados de dispositivos já existente.

Com Assessoria de Imprensa da Quod

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore