Agora, quem não atender ao recall de veículo terá dificuldades para vender o carro. A falta do reparo aparecerá no CRVL
Se o seu carro está na lista dos inúmeros recalls convocados pelas montadoras de veículos, é bom atender ao chamado. Isso porque, a partir de março de 2012, os veículos que não compareceram às oficinas para reparo de defeitos de fabricação terão essa situação registrada no Denatran e escrita no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRVL), documento de validade anual e de porte obrigatório, o que poderá dificultar a venda no mercado de usados.
Novas regras para recall são assinadas por Ministérios
Não atender ao recall dificultará venda de carro
A medida está na Portaria Conjunta nº 69, assinada em 4/11/2010 pela Secretaria de Direito Econômico (da qual faz parte o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor-DPDC) e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), e tem como objetivo acompanhar as convocações (recalls) de veículos com falhas que podem provocar acidente ou danos à saúde das pessoas, uma vez que o índice de comparecimento é considerado baixo, entre 50% e 60% da frota-alvo.
Como saber se carro passou por recall
Se você não sabe se seu carro foi convocado alguma vez ou está querendo adquirir um veículo usado e pretende saber se ele já passou por processo de recall, acesse o endereço gov.br, do DPDC, onde estão listados todos os chamados de veículos desde 2000.
Caso ele apareça na relação, fale com uma concessionária da marca para agendar o reparo (se for o dono) ou converse com o vendedor do veículo antes de fechar o negócio. Saiba que não há data-limite para que o proprietário de um veículo atenda ao recall. Se a concessionária disser que o prazo expirou, reclame aos órgãos de defesa do consumidor, porque não se pode estabelecer prazo para o atendimento de recall.
Fonte: DPDC e Denatran
- Publicado em 08/02/2011
- Atualizado em 08/10/2022
- Atualizado em 22/02/2024