Saiba como prevenir acidentes com instalações elétricas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
A inadequação das instalações elétricas ameaça a segurança das pessoas e das edificações | Foto: Divulgação

Sobrecarga de aparelhos eletrônicos pede atenção redobrada da população com as instalações elétricas no período de altas temperaturas. Em 2018, 61 pessoas morreram em incêndios provocados por curto-circuito e foram registrados mais de 1.400 acidentes

É característico do período de altas temperaturas, as pessoas utilizarem cada vez mais aparelhos nas tomadas de suas residências para refrigerar o ar e amenizar o calor – é aí que mora o perigo. A inadequação das instalações elétricas ameaça a segurança das pessoas e das edificações. 

No Brasil, em 2018, 61 pessoas morreram em incêndios provocados por curto-circuito e foram registrados mais de 1.400 acidentes. Desses, foram 537 incêndios por sobrecarga ou curto-circuito. O número de ocorrência foi quase 20% maior que em 2017, segundo a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos de Eletricidade. Por sua vez, o Sindicato das Seguradoras do Rio informou que o número de indenizações pagas por seguros residenciais até julho de 2019 aumentou 21% em relação ao mesmo período de 2018 em todo o país. Esses dados só corroboram a necessidade de proteção aos imóveis. 

Veja as dicas de cuidados e prevenção de riscos Saint´Clair Lima, diretor técnico e de produtos do Bradesco Auto/RE: 

  • “Evite o uso de vários adaptadores em uma única tomada e não sobrecarregue o circuito elétrico”;
  • “Se um disjuntor desarmar, fique atento, pois esse é um indício de que está ocorrendo uma sobrecarga no sistema elétrico”;
  • “Fios desencapados e sem isolamento podem ocasionar um curto-circuito. Certifique-se que fios elétricos estão em boas condições”;
  • “Não deixe o ar-condicionado ligado enquanto não estiver em casa”;
  • “No Brasil, os testes para determinar a segurança de um produto são realizados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia). Prefira a aquisição de produtos certificados.”

 

Patrimônio protegido: segurança e tranquilidade

Ainda com todo cuidado, infortúnios podem ocorrer. A Bradesco Auto/RE dispõe de um produto residencial ‘Sob Medida’, completo e flexível, pensado para proteger o imóvel e/ou seu conteúdo. Já na cobertura básica, a proteção resguarda o patrimônio em casos de incêndio, fumaça, explosão, recomposição de documentos pessoais, entre outros.

A seguradora ainda dispõe da assistência ‘Check-up Residencial’ para revisão de instalação elétrica, verificação de vazamentos, serviço de chaveiro, serviço de hidráulica, limpeza, indicação de mão de obra especializada, troca de tomadas, entre outros.

“Apesar da frequência ser menor, se compararmos aos sinistros de automóveis, a severidade de um incêndio em casa, muitas vezes, é enorme. O gasto com recuperação ou limpeza de um imóvel destruído é alto, para quem não tem seguro. E pensar que, geralmente, o seguro residencial representa apenas 0,1% ou 0,2% do valor do imóvel”, finaliza o executivo.

Fonte: Bradesco Auto/RE

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore