A velocidade da internet fixa e móvel pode ser medida em sua casa. Assim, você confere se o que está recebendo é o que contratou
A velocidade da internet fixa que chega à sua casa é bem inferior do que você contratou? Você não é o único que reclama. Uma rápida pesquisa na WEB e você vai encontrar muita gente comentando que paga por X e recebe muito menos do contratado.
Para tentar evitar a frustração dos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), responsável por regular o serviço, determina que sejam entregues, pelo menos, 80% da velocidade contratada. Outra regra da agência é que nunca pode chegar abaixo de 40%.
Se considerar que não está sendo atendido naquilo que contratou, você pode abrir uma reclamação na Anatel. Antes, porém, conforme adianta a própria agência, é fundamental falar com a operadora. Se não resolver, procure a Ouvidoria da empresa. Por último, se não tiver sucesso, aí sim procure a Anatel.
Confira a velocidade da internet
Você pode se municiar de provas testando a velocidade que está recebendo antes de falar com a operadora ou a Anatel. Há inúmeras ferramentas para medi-la. Uma busca no Google e você encontrará as plataformas de testes, que são gratuitas.
É recomendável que os testes sejam feitos várias vezes ao dia para se ter a certeza da velocidade antes de registrar a reclamação.
Para saber se está recebendo a menos do que contratou ou determinado pela Anatel, verifique seu contrato. Se ele for de 200 Mbps de download, por exemplo, deve receber, em média, 160 Mbps no período de 30 dias (80%, conforme a Agência).
Internet lenta
A internet lenta é outro motivo de reclamação de muitos consumidores brasileiros. Se este for o seu caso, publicação no blog da ExpressVPN dá algumas dicas de como “otimizar sua experiência online”.
Conforme o blog, “reiniciar seu roteador pode resolver problemas temporários que afetam sua conexão e velocidade com a Internet”.
Outra dica é mudar a posição do roteador. Ou seja, colocá-lo “em um local central e longe de paredes e obstruções pode melhorar sua cobertura Wi-Fi. Além disso, considere o uso de um extensor de Wi-Fi ou sistema mesh para estender sua cobertura”.
A atualização do roteador também pode melhorar o desempenho de sua internet. Para tanto, pode-se optar por um equipamento mais potente para “melhorar seu sinal e evitar o incômodo de ser necessário ficar perto do roteador para obter uma boa conexão”.
Internet móvel
Desde que o 5G chegou ao Brasil, verificou-se uma melhoria na internet móvel no País. Essa tecnologia já está disponível nas capitais e a previsão da Anatel é que até 2027 ela seja disponibilizada em todo o território brasileiro.
A velocidade média da internet móvel foi de 41,49 Mbps, entre os meses de abril e setembro de 2022. Os dados são do site Minha Conexão, que analisou cerca de 258 mil dados registrados pelos usuários no período.
Entre o quarto e o nono mês do ano, a velocidade média cresceu cerca de 96%, conforme apurou o Minha Conexão. Em abril, a velocidade média de internet móvel era de 29.65 Mbps. Já em setembro pulou para 58.39 Mbps.