Fintechs e a transformação no atendimento ao cliente

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
“O que podemos notar é que todas as vantagens de ser cliente de uma fintech giram em torno da experiência proporcionada por ela”, diz Albert Deweik, da NeoAssist

A migração dos usuários de bancos tradicionais para as fintechs se dá por conta da agilidade dos serviços online, característicos dessas empresas

Por Albert Deweik

As fintechs chegaram para revolucionar o cenário do mercado financeiro. Além das muitas facilidades que essas startups trazem, a inovação em seu atendimento e relacionamento com o cliente é outro diferencial e um dos principais motivos para a conquista de novos usuários. Se um dia os bancos tradicionais foram a melhor opção para os clientes lidarem com o seu dinheiro, hoje, essa realidade está cada dia mais distante. Uma pesquisa realizada pelo Google no final de 2018, apontou que 71% dos clientes estão satisfeitos com o atendimento em fintechs, enquanto nos bancos esse número cai para 42%.

A migração dos usuários de bancos tradicionais para essas startups se dá por conta da agilidade dos serviços online, característicos dessas empresas. Em um tempo onde o nosso bem mais precioso é o tempo, é muito mais vantajoso lidar com serviços menos burocráticos, para que os problemas sejam resolvidos rapidamente.

Outro requisito importante para fidelizar clientes é a qualidade do atendimento. Canais digitais e automação do atendimento também são imprescindíveis para atender a expectativa do usuário em relação aos serviços oferecidos. Quando o autoatendimento consegue solucionar questões mais simples, os operadores de suporte têm mais tempo para se concentrar somente nos problemas mais complexos e tentam resolvê-los de forma muito mais rápida e efetiva.

O que podemos notar é que todas as vantagens de ser cliente de uma fintech giram em torno da experiência proporcionada por ela. Ou seja, o usuário é o centro do serviço, e é isso que torna o atendimento personalizado tão importante dentro dessas instituições. O "Customer Insights 2019", estudo recente que fizemos, apontou que 50,4% dos consumidores consideram que não ter que repetir seus dados e história é o fator mais importante quando entram em contato com uma empresa. Esse índice reforça ainda mais o valor da personalização, pois quando o usuário não é perguntado pela quinta vez sobre um dado, ele sente que está sendo ouvido e entendido como um indivíduo, e não um número.

Além disso, as fintechs acompanham todas as inovações do mercado, como a transformação nos serviços financeiros, desburocratização de processos e entrega de um atendimento de qualidade por um preço menor que o de bancos convencionais, mostrando que entendem as mudanças que os consumidores precisam e, por isso, são bem aceitas por eles.

Essas empresas já entenderam que estamos lidando com o consumidor 4.0, que é altamente conectado e a par das inovações tecnológicas do mercado. Por isso, é imprescindível oferecer serviços que atendam às suas exigências. É importante levar em consideração que a tecnologia está presente em cada etapa da jornada do usuário. Ou seja, suporte online com canais digitais e integrados, histórico de procedimentos e qualidade de atendimento é tudo o que um consumidor espera.

Em linhas gerais, é importante levar em consideração que a transformação digital está cada vez mais ligada ao sucesso das empresas. Já que, acompanhar as mudanças para entregar serviços eficientes, ótimo atendimento e desburocratização de processos, reflete diretamente na satisfação e quantidade de clientes de uma organização.

Assim sendo, a minha dica é: busque sempre acompanhar as mudanças do mercado para entregar o serviço que seu consumidor precisa e espera. Só assim ele será fiel e engajado com sua marca.

Albert Deweik é CEO da NeoAssist – plataforma omnichannel para relacionamento com o cliente.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore