Aos hábitos de limpeza das casas fora incorporados novos produtos, como o álcool e equipamentos visando a melhor ação bactericida
Os hábitos de limpeza doméstica foram impactados pela pandemia da Covid-19. Os consumidores acrescentaram produtos que até então não usavam com frequência na limpeza doméstica. Isso porque, tiveram de assumir a limpeza do lar, uma vez que a faxina terceirizada foi praticamente abolida. Na decisão de compra, entretanto, os consumidores levaram em consideração produtos com benefícios claros, mesmo que tivessem de pagar mais caro por eles.
A indústria de produtos de limpeza experimentou um crescimento grande. Nos sete primeiros meses de 2020, o setor cresceu 5,9% com os novos hábitos de limpeza. Nos meses seguintes, entretanto, o faturamento voltou à normalidade. As vendas do ano passado fecharam na estabilidade. O aumento nos primeiros sete meses foi impulsionado pela comercialização de itens como água sanitária, desinfetante e sabão em barra.
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Para 2021, a previsão é de incremento de 2%. A meta inicial era entre 3% e 3,5%. “Ainda é um bom resultado, visto que encerramos 2020 estáveis em relação a 2019, enquanto o PIB nacional caiu 4,1%. A produção industrial brasileira, por sua vez, teve baixa de 4,9% no ano passado. ” A afirmação é de Paulo Engler, diretor-executivo da ABIPLA (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional).
Novos hábitos e novos produtos
O álcool é um exemplo emblemático de novos produtos que foram incorporados aos hábitos de limpeza. Mas os consumidores também buscaram outros itens de desinfecção, ampliando a procura pelos antibacterianos. Tudo para deixar a casa e a família protegida.
As embalagens econômicas também entraram no radar dos consumidores. Ou seja, os consumidores optaram pelas de tamanhos maiores, com descontos por unidade ou quantidade. Ainda, passaram a comprar os packs promocionais, com maior volume e preços proporcionalmente menores. “O consumidor está mais preocupado em higienizar e desinfetar do que deixar a casa perfumada. Em função disso, houve uma maior procura por produtos com melhor ação bactericida e poder de desinfecção”, destaca Fernanda Djankian, gerente de Marketing da Condor, indústria nacional com sede em Santa Catarina. A empresa atua nos segmentos de beleza, limpeza, higiene bucal, entre outros negócios.
No ano passado, a Condor registrou crescimento de 30% em seu faturamento. A procura pelos produtos da marca tem aumentado gradativamente desde o início da pandemia. Os segmentos de limpeza e de pintura imobiliária foram os que mais cresceram.
Entre os produtos de destaques da Condor, muito buscados com a pandemia, estão os mops, os modernos esfregões de limpeza. A marca mantém em seu portfólio mais de 10 modelos para limpeza seca ou úmida, que podem ser usados no chão, em vidros, azulejos e até na parede.
Fontes: ABIPLA e Condor