NO RÁDIO: ‘Sistema Acordos’ acelera fim de ações judiciais de consumidores

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Luís Gustavo Paiva Leão, da Viseu, explica o sistema acordosFotot: Patrick Ribeiro, Mega Brasil

O advogad Luis Leão, da Viseu, explica a ferramenta Sistema Acordos, inovação na composição online após consumidor entrar com ação judicial em questões de consumo

Reduzir custos para as empresas na situação de ações na Justiça por parte de consumidores, acelerar o tempo de resposta da empresa e melhorar a imagem das companhias perante o  consumidor são apenas algumas das propostas do Sistema Acordos, que vem sendo utilizado pelo escritório Viseu Advogados.  Trata-se de uma ferramenta online que possibilita acordos de questões de consumo que já foram levadas à Justiça.

Para explicar o funcionamento do Sistema Acordos e os resultados favoráveis às empresas e aos consumidores, o programa Consumo em Pauta, na Rádio Mega Brasil Online, entrevista o advogado Luis Gustavo Paiva Leão, sócio da Área de Direito Digital e Comércio Eletrônico do escritório Viseu Advogados.

O Sistema Acordos é acionado quando o consumidor já entrou com ação judicial em razão de algum conflito de consumo, desde que a empresa queira resolver rapidamente a questão. Totalmente online, ele permite a composição entre as partes e, uma vez aceita a proposta da empresa por parte do consumidor, a ação na Justiça é finalizada. Tudo online. “Isso começou a ser possível”, conforme estaca Leão, “com a entrada em vigor do Novo de Processo Civil, que incentiva os acordos”.

O Sistema Acordos foi desenvolvido pela ResolvJá especialmente para o escritório Viseu. Pela plataforma o consumidor recebe proposta de acordo para o caso em que ele acionou a Justiça e responde também online se aceita ou não. Aceito, assina a documentação – enviada também de forma online – e o escritório encaminha para a homologação do juiz, dando segurança ao consumidor de que o acordo será cumprido pela empresa.

Os números apresentados pelo advogado na entrevista à Angela Crespo – que também é editora de conteúdo do site Consumo em Pauta – são positivos. Conforme Leão, no mercado como um todo, acordos por meio de ferramentas online dobraram neste ano. “Do total de tentativa de composição, 40% respondem positivamente. Antes, era 20%.”

Outra vantagem do sistema é a redução de custos. O advogado destaca que a empresa economiza entre 40% e 50% dos gastos totais que desembolsaria ao final do processo pelos métodos tradicionais.

Quer saber mais sobre o Sistema de Acordos? Não perca a entrevista que vai ao ar nesta segunda-feira, (10/10), às 16 horas, na Rádio Mega Brasil Online. Reapresentações na terça, às 19 horas, e na quarta, às 9 horas. 

 

Por Angela Crespo

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore