Pesquisa da Tetra Pak aponta que 93% dos consumidores brasileiros consideram marcas com embalagem sustentável no momento de decisão de compra
A pesquisa Environment Research 2019, realizada pela Tetra Pak em 15 países, aponta que, globalmente, mais de 80% da população acredita que as discussões relacionadas ao meio ambiente aumentarão nos próximos cinco anos. No País, 93% dos consumidores consideram marcas com embalagem sustentável no momento de decisão de compra e 73% acreditam que a mudança de hábito se dá pensando nas futuras gerações.
Estes e outros insights da pesquisa serão explicados por Luana Pinheiro, responsável pelo suporte ambiental para clientes na Tetra Pak. Ela é a entrevistada da jornalista Angela Crespo no programa Consumo em Pauta.
No bate-papo, Luana também comenta sobre programas específicos da empresa relacionados à sustentabilidade, como o “Rota da Reciclagem”, a campanha “Uma Caixinha de Distância” e a websérie “Gente que Recicla”.
Sobre a realização da pesquisa, Luana destaca que ela é reflexo da preocupação da Tetra Pak com o tema sustentabilidade, “uma forma de tentar entender o consumidor consciente e engajado e sua relação com o meio ambiente”. E, também, de colaborar com a indústria nas mudanças de comportamento do consumidor que busca o consumo mais consciente.
A executiva lembra que a Tetra Pak está presente em mais de 170 países e não tem só a caixinha como produto, embora ela seja a mais conhecida do consumidor. “Oferecemos soluções completas para a indústria de alimentos, desde o processamento ao envase, serviços e, claro, a embalagem”. A caixinha Tetra Pak é produzida com 82% de fontes renováveis e é completamente reciclada, resultando numa economia circular de baixa emissão de carbono. “Ou seja, é pensar toda a cadeia de forma mais eficiente, utilizando os mesmos recursos por mais tempo.”
No Brasil, além do impacto ambiental que uma embalagem sustentável e reciclável possibilita, a pesquisa da Tetra Pak apurou que 49% dos que responderam comentaram sobre o benefício social que ela traz, gerando empregos e impactando positivamente a cadeia de catadores e de quem atua em cooperativas de reciclagem.
Outros dados da pesquisa mostram que 48% da população brasileira já tem contato com coleta seletiva e que 42% da população não tem mais hábitos de atos sustentáveis por falta de informação, o que, conforme Luana, “uma ótima chance para a indústria trabalhar a conscientização”.
Aliás, a conscientização é um dos pilares do trabalho de sustentabilidade da Tetra Pak com a plataforma “Planeta Positivo”, “uma nova maneira de pensar para inspirar as empresas a levar a sustentabilidade muito mais longe, de modo que nossas ações coletivas contribuam para resolver alguns dos nossos maiores desafios ambientais. Para fazermos parte de um Planeta Positivo, é preciso contribuir mais do que consumir”.
Outro programa da empresa, “Uma caixinha de distância”, imprime nas embalagens de algumas marcas de leite um QR Code que, ao ser fotografado pelo celular, apresenta histórias reais de catadores contando como fazem a coleta seletiva e como este trabalho impacta a vida deles, de sua família e de outros catadores.
E para quem ainda não tem coleta seletiva no seu bairro, com o “Rota da Reciclagem”, a Tetra Pak informa os pontos de coletas próximo ao endereço de quem está consultando. “O ‘Rota da Reciclagem’ é uma ferramenta pública que possibilita a destinação correta de produtos que podem ser reciclados”, completa Luana.
Outra iniciativa da empresa é o “Gente que Recicla”, que “mostra o impacto positivo da reciclagem sob o olhar de personagens reais. Na segunda temporada, a programação apresenta cinco mulheres que transformaram suas vidas e a de outras pessoas por meio de suas trajetórias marcadas pelo trabalho com coleta seletiva de materiais recicláveis. "São histórias de superação e conquistas que convidam para o reconhecimento do valor dessas trabalhadoras, a conscientização sobre o papel de cada um para uma evolução socioambiental e, consequentemente, o aumento do descarte correto dos resíduos recicláveis.” Com o conceito “Mulheres que Transformam”, a série retrata o empoderamento feminino e a forte participação das personagens no incentivo à sustentabilidade.
Para saber mais sobre a pesquisa e sobre a atuação da Tetra Pak sobre sustentabilidade, acesse a Rádio Mega Brasil Online nesta segunda (02/03), às 16 horas. Reapresentações na terça, às 9 horas, e na quarta, às 20 horas.