As vendas online ganharam força com o crescimento da live commerce neste período de quarentena
A live commerce vem inovando as vendas online neste período em que a necessidade de ficar em casa faz o consumidor comprar quase tudo no mundo virtual. Explicando: a live commerce nada mais é do o uso da tecnologia para demonstrar, em tempo real, produtos e serviços e, claro, vendê-los.
O recurso já foi muito utilizado por canais de televisão na venda de produtos, mas, com a internet e as redes sociais, empresas e empreendedores viram nesta tecnologia uma forma de se manterem presentes com seu público consumidor e fazer crescer as vendas.
Para explicar como usar a live comerce nas vendas e nas compras, o que é necessário em tecnologia para fornecedores e consumidores utilizarem esta ferramenta e como alcançar clientes são alguns dos assuntos que o programa Consumo em Pauta, comandado pela jornalista Angela Crespo, irá conversar com Felipe Palmeira, sócio-fundador da Artes Filmes, produtora audiovisual que atua inclusive na produção de live commerce. A empresa também autua como franquia.
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Palmeira cita uma ação de live commerce que produziu com uma concessionária de veículos. O objetivo era vender carros e dos 50 ofertados durante a interação com o público, 42 foram vendidos. Outra experiência foi com uma marca de motos. Foram disponibilizados 30 veículos e vendidos 18. Por fim, ele comenta sobre a primeira feira náutica realizada em forma de live. Foram quatro dias de evento virtual e 10 horas por dia de transmissão. Resultado: vendas em torno de R$ 35 milhões.
Qual a receita destes sucessos? Palmeira responde com um conjunto de fatores: pensar qual o público que se quer atingir, ter uma boa ideia e fazer um bom roteiro. “Não há necessidade de ter um público enorme tampouco excelentes equipamentos. Mas estudar o público da marca, conhecer o canal que ele frequenta, fazer uma boa divulgação e ter pessoas que possam interagir em tempo real para que haja a conversão.”
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Na live commerce de veículos, o sócio da Artes Filmes disse que participaram 77 consumidores, que compraram 84% dos carros à venda. “A concessionária divulgou para o público que queria que estivesse presente na live, educou este público dizendo em qual canal estariam, quando e a que horas, e nos bastidores uma equipe de vendas estava pronta e preparada para atender os consumidores e fechar a venda na hora”, acrescenta.
Live commerce e o empreendedor
Qualquer empreendedor pode utilizar da ferramenta de live commerce para vender seus produtos, basta ter um celular na mão e proporcionar interatividade para o provável consumidor. “É fundamental seduzir o consumidor. Para tanto tem de ter criatividade e, repito, entender em quais redes sociais seu público está consumindo sua marca.”
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Para saber mais sobre live commerce e como usar as ferramentas audiovisuais para vender nas redes sociais, acesse a Rádio Mega Brasil Online nesta segunda (17/8), às 16 horas. Reapresentações na terça, às 9 horas, e na quarta, às 20 horas.