A partir de abril, quem entrar no crédito rotativo do cartão deverá ter sua dívida parcelada automaticamente no mês seguinte e com juros menores, conforme determinação do CMN
Os bancos estão anunciando as novas regras de juros para o crédito rotativo do cartão, antecipando informações para quem utiliza este tipo de “financiamento” uma vez que novas regras entrarão em vigor a partir de 3 de abril, conforme determinação do Conselho Monetário Nacional (CMN).
Os clientes do Bradesco que não quitarem a fatura integralmente no mês de março já entrarão abril com o parcelamento, em até 12 vezes, com juros entre 3,60% e 9%, conforme Rômulo Dias, diretor-executivo do banco. “30% menores que as pagas no crédito rotativo do cartão”, completou ele. Hoje, essas taxas são, em média, de 17% ao mês rotativo e 8,02% no parcelamento de fatura.
> O rotativo do cartão de crédito terá mudanças a partir de abril
> O que é crédito rotativo
> Cartão de crédito: informações úteis para não ter problemas
Para os clientes do Itaú este processo será feito a partir de maio. Quem entrar (ou permanecer) no crédito rotativo do cartão em abril ou não optar por financiamento do saldo devedor terá automaticamente o valor parcelado em 12 meses com taxas que vão de 0,99% a 8,9% ao mês.
Outra medida anunciada pelo Itaú para o crédito rotativo do cartão é a redução das taxas cobradas no primeiro mês de atraso, que eram 16% ao mês e passará a ser de 9,9% mensais, em média. “Nossa expectativa é que a redução das taxas do crédito rotativo do cartão ajude na retração da inadimplência, uma vez que a mecânica de parcelamento tende a reduzir o descontrole financeiro. Também achamos que a redução do rotativo é um passo importante para interromper o ciclo de que a inadimplência é alta porque a taxa é alta”, declarou Marcos Magalhães, diretor executivo do banco.
O Santander irá parcelar os valores do crédito rotativo do cartão de crédito entre 4 e 18 meses a partir de maio, com juros que irão variar de 2,99% a 9,99% ao mês, de acordo com o perfil do cliente. O valor do pagamento mínimo da fatura será composto pelo porcentual de 15% sobre os novos gastos e pelas parcelas de financiamentos de faturas anteriores, caso haja.
O cliente do Banco do Brasil entrará no parcelamento automático caso venha a utilizar o crédito rotativo do cartão. O prazo de financiamento do saldo devedor será de 24 meses com taxas entre 3,13% e 9,38% ao mês.
Novas regras
O CMN, no fim de janeiro, publicou as novas regras para o rotativo do cartão de crédito, visando barrar o processo de crédito a taxas altíssimas. A partir de abril, ninguém poderá ficar mais de um mês no rotativo e as instituições são obrigadas a parcelar o débito com juros menores dos aplicados no rotativo.
Por Angela Crespo com assessoria de imprensa dos bancos
Acesse o site Consumo em Pauta em seu smartphone
e tire aquela dúvida de última hora sobre o seu direito de consumidor.
Assine a newsletter do Consumo em Pauta