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Brasil registra aumento de fraudes no e-commerce

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As tentativas de fraudes em três meses foram 83% maiores do que o mesmo período de 2018 | Foto: Divulgação

Mais de R$ 500 milhões em tentativas de fraudes foram evitados no comércio eletrônico brasileiro entre julho e setembro

Nos últimos anos, a mais nova tendência é comprar pela internet, seja por tablet, computador ou smartphone. O e-commerce – em português, conhecido como comércio eletrônico – veio para facilitar a vida tão corrida do consumidor. Entretanto, com o crescimento desse tipo de modalidade de venda online, veio uma precaução maior das empresas para evitar que as fraudes aconteçam.


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De acordo com levantamento da ClearSale, plataforma antifraude, mais de R$ 500 milhões em fraudes foram evitadas entre os meses de julho e setembro de 2019, o que é um número considerável. Esse montante é 83% maior do que no ano de 2018, se comparado ao mesmo período, quando foram registrados mais de R$ 274 milhões em tentativas de ilícito. O estudo contemplou mais de quatro bilhões de vendas no e-commerce.

Como evitar fraudes

Diversas empresas tentam aperfeiçoar os seus sistemas antifraude, mas o consumidor pode se precaver também. Você sabe como se prevenir? Dê uma olhada nestas dicas:

  • Fique com os comprovantes: Não deixe de imprimir e salvar no celular ou no computador, porque ali estão todos os detalhes da compra. Além disso, a troca de e-mails que mostra todos os caminhos da transação é muito importante. Outra forma de se precaver é visualizar no Serasa, Boa Vista, SPC e Quod a situação do CPF;
  • Promoções estranhas: Preste atenção em promoções que estão fora da normalidade. Por exemplo, uma TV de LED e 4K por R$ 500 ou um iPhone por R$ 1.000;
  • Dispositivos seguros: Não faça compra logado em outros e-mails ou em redes públicas de wifi. Utilize meios seguros para efetuar as compras;
  • Veja os sites de reclamações: Lá, você consegue ter uma ideia de como está a reputação de cada empresa. E peça indicações aos seus amigos que têm o hábito de comprar pela internet;
  • Certificação digital: Em primeiro lugar, todos os sites de e-commerce iniciam com “https” e não “http”. As empresas sérias têm sistemas importantes contra fraudes, e esse é um deles;
  • De olho nos contatos: Quanto maior o número de meios de contato, melhor, como telefones, endereços e e-mail. Alguns sites até oferecem chat no site da empresa;
  • Garantia de segurança: Com o aplicativo gratuito Compre & Confie, resultado da união de diversas lojas no combate a fraudes em compras online, é possível ter uma autenticação de segurança para transações pela internet. O sistema envia uma notificação para o usuário e ele decide se vai autorizar a compra realizada com o seu cadastro. O bom é que o usuário não precisa criar login em todas as lojas dentro do aplicativo, o perfil é unificado para ajudar na praticidade.

Chargeback

O chargeback é um instrumento que evita fraudes. Ele é o cancelamento de uma compra online feita por cartão de débito ou crédito, e ocorre quando o titular do cartão não reconhece a operação, ou, em alguns casos, quando a transação não segue as regras editadas pela administradora do cartão. Assim, gera uma solicitação de devolução do dinheiro diretamente com a instituição bancária.

O chargeback acaba virando um modo de as operadoras de cartão de crédito darem segurança às transações, principalmente no e-commerce. Em resumo, ele ocorre em algumas situações, entre elas:

  • Valor diferente: O valor é lançado na fatura ou na conta bancária, mas é diferente do que foi definido na hora da transação;
  • Fraude amigável: Quando algum conhecido, familiar ou amigo utiliza o titular do cartão sem o consentimento dele;
  • Ataque de hackers: A transação é realizada por dados clonados ou roubados;
  • Falha na operação: O cliente não teve a mercadoria entregue dentro do prazo estabelecido ou quando o produto é diferente do que foi solicitado.

Publicado em 23/01/2020

Atualizado em 06/06/2021

Atualizado em 14/03/2024

 

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