Veja como se prevenir das tentações, dos golpes e das falsas promoções na Black Friday. Saiba a quem recorrer para garantir seus direitos
A temporada de vendas mais aguardada do ano, chegou! Mas para que o sonho não vire um pesadelo, o consumidor precisa ficar de olho vivo para não ser vítima dos golpes e das falsas promoções na Black Friday. O Consumo em Pauta reuniu dados e dicas de especialistas para você não cair numa furada!
Nesse sentido, para não entrar no impulso da compra a primeira pergunta a ser feita é se aquele produto é realmente necessário. Claro que há casos de compulsão que são clínicos, ou seja, que podem ser caracterizados como doença. Então, é preciso buscar ajuda especializada. Porém, a maioria das pessoas tem a capacidade, sim, de controle.
De acordo com Paula Jonas, coordenadora do curso de psicologia da Faculdade FECAF, pequenas e até grandes lojas se utilizam de técnicas para tirar os seus “pés do chão”. É aquela propaganda com desconto de até 70%, o compre já, últimas unidades! Estratégias para induzir a necessidade de consumo. “Os produtos se tornam desejo, status e, muitas vezes, aquela pessoa nem precisa realmente comprar aquilo”, explica Paula. Ao mesmo tempo, quando se compra algo desejado, há liberação de dopamina, neurotransmissor que provoca sensação de prazer e motivação. Porém, passa logo, e aí vem o arrependimento pela nova dívida ou gasto desnecessário.
Como fugir dos golpes e das falsas promoções na Black Friday
O Consumo em Pauta reuniu algumas dicas de advogados e outros especialistas para você se prevenir dessas armadilhas. “O consumidor precisa redobrar a atenção. Olhar se o site é confiável, se tem canal de atendimento, se tem boa reputação, ver se aquilo que o interessou é de fato uma oferta, a forma de pagamento, entrega e ter os dados em mãos”, alerta Cinthya Imano V. Ribeiro, advogada da Almeida Prado & Hoffmann.
Não existe milagre em comércio. Desconfie daquela oferta com preço muito abaixo do mercado. Portanto, fique com pé atrás também com as promoções que chegam por e-mail, SMS e WhatsApp. “Caso receba alguma oferta irrecusável, diretamente no dispositivo pessoal, não clique no link antes de validar a URL (um número ou letra trocados podem levar a uma página falsa de phishing)”, alerta Guilherme Murakami, diretor da Cipher, empresa de cibersegurança do grupo Prosegur.
Além disso, para evitar ser vítima dos golpes e das falsas promoções na Black Friday, outra medida importante é verificar se o site possui regras e políticas claras sobre devolução e troca de produtos e um canal de atendimento (SAC). “O artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor garante ao cliente o direito de desistir de uma compra em até sete dias do recebimento. Também é importante observar se o site descreve em detalhes as características dos produtos que estão sendo vendidos”, explica Rafael Borsato, coordenador do cursos de Direito da Faculdade Anhanguera.
Não conte tudo sobre você
Seus dados são seu maior patrimônio. Evite preencher formulários em mensagens que solicitem informações pessoais. “Um usuário de internet está sujeito a diversos tipos de crimes, como softwares maliciosos, roubo de senhas e hacking de redes de internet. Garantir essa segurança é garantir que suas compras serão tranquilas e seguras”, afirma Dean Coclin, diretor sênior de Desenvolvimento de Negócios da DigiCert, fornecedor mundial de certificados digitais de alta garantia.
Os cuidados não param por aí. A venda casada é outro ponto de atenção. Essa é uma prática proibida por lei. “O lojista não está autorizado a vender um produto atrelado à compra de um segundo produto. Fique atento se o lojista oferecer a venda de um eletrodoméstico condicionada à contratação de seguro, por exemplo”, alerta Caroline Leite Barreto Dinucci, sócia-fundadora da Barreto Dinucci Advocacia.
Deu errado! A quem recorrer?
O Código de Defesa do Consumidor garante os seus direitos e a Nota Fiscal é fundamental na hora em que você for reclamá-los. Questões relativas à Black Friday 2021 também podem ser consultadas na cartilha publicada pela Defensoria Pública de São Paulo. Contudo, primeiro passo é acessar o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) das empresas. E dessa forma tentar resolver o problema de forma conciliadora e amigável. Já as propagandas enganosas podem ser denunciadas pelo site Consumidor.gov.br. Porém, casos mais graves devem ser registrados nos Procons ou na Justiça.
Comprar é um ato que exige preparo, planejamento, consciência e responsabilidade! Compre certo e tenha uma ótima e segura Black Friday 2021!
Por Rosa Fonseca
Atualizada em 23/11/23
Atualizada em 21/11/22
Publicada originalmente em 11/11/21