SAÚDE
Consumidor tem direito a teste rápido para vírus influenza

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Regras ANS para pandemia de Covid-19 também valem para influenza. Planos de saúde têm obrigação de fazer teste rápido
 
O consumidor tem direito a teste rápido para influenza. O aumento vertiginoso dos casos no país tem colocado em alerta as entidades de saúde. Planos de saúde estão sujeitos à Resolução Normativa 465/2021, da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Portanto,  devem realizar pesquisa rápida para Influenza A e B e PCR em tempo real para os vírus Influenza A e B. Bem como para Vírus Sincicial Respiratório e PCR em tempo real para Vírus Sincicial Respiratório. Isto é, são de cobertura obrigatória para os beneficiários de planos de saúde nas segmentações ambulatorial, hospitalar e referência.
 
“O exame para influenza é um direito de consumidores de planos de saúde desde 2020, quando a ANS incluiu diversos exames na lista de cobertura obrigatória como medida de prevenção e auxílio à contenção da pandemia de COVID-19. Dentre eles se encontram os testes de pesquisa rápida para Influenza A e B, e PCR em tempo real para Influenza A e B”, afirma Henderson Fürst, presidente da Comissão Especial de Bioética da OAB Nacional.
 
Apesar disso, vale lembrar que a incorporação é temporária. Portanto, deverá ser analisada novamente, após o fim do período de pandemia. Juntamente outras propostas de incorporação do Rol de Procedimentos e Eventos e Saúde.
 
Em caso de dúvida a ANS orienta o consumidor a procurar primeiramente a operadora do seu plano de saúde. Informações e registros de reclamações podem ser feitas pelos canais abaixo.
  • Disque ANS 0800 701-9656
  • Fale Conosco (formulário eletrônico) no portal www.ans.gov.br
  • Central de atendimento para deficientes auditivos: 0800 021 2105


+ O que fazer quando há negativa  de cobertura do plano de saúde
+ Entenda seus direitos nos planos de saúde na pandemia
+ Saiba quais planos foram os mais reclamados no Procon-SP


Teste rápido para influenza previne propagação

 O teste rápido para influenza é de extrema importância. Ela pode ser causa de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS).  Todavia, em sua forma mais grave, pode ser fatal. Além disso, seus sintomas são muito semelhantes aos da COVID-19.
 
Com o aumento significativo dos casos, a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo começou a realizar testes em várias unidades de saúde. Ou seja, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Assistências Médica Ambulatorial (AMA). Bem como nos prontos-socorros.
 
Em novembro de 2021, segundo dados da secretaria, 111.949 pessoas foram atendidas com sintomas gripais. Mais de 56 mil delas com suspeita de COVID-19. No entanto, apenas nos primeiros 15 dias de dezembro foram registrados 91.882 casos para sintomas da influenza. Número bem próximo do registrado nos 30 dias do mês anterior.
 
Na cidade do Rio de Janeiro, também de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. já foram registrados 23 mil casos na capital até primeira quinzena de dezembro.  Desse modo, as medidas tomadas são aumento na testagem e reforço na vacinação.  Entretanto, na cidade do Rio foi detectado casos da variante Darwin H3N2, que não está contemplada na vacina aplicada este ano. Aliás, o primeiro caso dessa variante foi em julho na Austrália. Provavelmente chegou à cidade por algum viajante vindo dos Estados Unidos ou da Europa.
 
Além de São Paulo e Rio de Janeiro, outros Estados também estão em alerta. São eles: Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Paraná, Pará, Amazonas e Rondônia
 

O que é influenza e meio de contágio

Também conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. Daí a importância do teste rápido para influenza. É causada pelos vírus A, B, C e D. Sendo que, o vírus A está associado a epidemias e pandemias. Geralmente, apresenta aumento no número de casos no outono e inverno. Entretanto, o que está acontecendo agora no Brasil, no verão, é algo fora da normalidade. Aliás, todo ano circulam ao mesmo tempo mais de um tipo de vírus. Isto é influenza A (H1N1) pdm09, influenza A (H3N2) e influenza B.
 
A transmissão é de pessoa para pessoa por meio da fala, tosse ou espirro de pessoas infectadas. Algumas pessoas podem se infectar por meio das mãos. Ou seja, ao ter contato com objetos contaminados com o vírus da influenza e, em seguida, tocar a boca, nariz ou olhos.
 

Sintomas e cuidados

Os sintomas são muito parecidos com os da COVID-19. Nesse sentido, reforça a importância do teste rápido para influenza. Os principais são: dor de garganta, tosse, dor no corpo, dor de cabeça, calafrios, secreção nasal excessiva e prostração. Começam em torno de três a cinco dias, período de incubação do vírus. Contudo, também existe a forma assintomática. Nos adultos, o período de transmissão é de até sete dias. No entanto, entre as crianças é de até 14 dias. A doença pode ser transmitida até um dia antes dos primeiros sintomas. Porém, o maior risco de contágio é quando há principalmente febre.

Importância do teste rápido na prevenção

O teste rápido para influenza é fundamental para o controle e prevenção de contágio. Nesse sentido, medidas que já são usadas para a COVID-19 são recomendadas. Especialmente o uso correto de máscaras. Ou seja cobrindo totalmente nariz e boca. Os outros são:
 
  • Manter a distância de 1,5 metros das outras pessoas;
  • Higienizar as mãos com frequência, com água e sabão ou álcool em gel 70%;
  • Boa alimentação e hidratação;
  • Não compartilhar utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros;
  • Evitar locais fechados ou com muitas pessoas
 
Exija seu direitos, previna-se e boa saúde!
 
Fontes:
ANS, Agência Brasil e Secretaria Municipal de São Paulo
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore