De quem vou comprar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

De quem vou comprar

Para responder a pergunta de quem vou comprar?, o consumidor deve lançar mão das muitas ferramentas que estão à disposição – internet, consulta a amigos, órgãos de defesa do consumidor –  e se certificar de que as empresas envolvidas no fornecimento de determinado produto ou serviço são mesmo idôneas e/ou tratam com respeito o consumidor,  o meio ambiente, as relações trabalhistas, têm programas de Responsabilidade Social, estão atentas e trabalhando para a redução do CO2 que emitem.


Essa pesquisa é bem complexa é deve envolver não só o fabricante do produto como as empresas e/ou pessoas que o estão comercializando e as que vão executar a assistência técnica – de nada adianta comprar um produto de qualidade se ele chegar com atraso, com defeito ou mesmo não ser entregue. Ou se quando apresentar defeito você não ter a quem recorrer ou penar para conseguir o conserto ou a reposição de um novo.
 
E essa pesquisa não deve se restringir apenas ao produto, mas a todos os aspectos que envolvem a sua fabricação.
 
Um consumidor consciente se informa antes de se decidir por determinado produto, procura saber se a empresa que o fabrica é socialmente responsável, está preocupada com o meio ambiente, com a inclusão social de pessoas com deficiências, com a eliminação da mão-de-obra escrava e a exploração do trabalho infantil, etc.
 
Diversas organizações no Brasil e no mundo (Instituto Ethos, Akatu, Abrinq, Greenpeace), ajudam a atestar se uma determinada empresa ou organização está em dia com suas obrigações sociais.
Outras, como o Idec, Pro Teste, Procons, Sindec e sites como o Consumo em Pauta e  mostram quem são os fornecedores responsáveis.

Definido o produto ou a marca que se quer, consulte os links abaixo e tenha mais informações sobre a empresa. Pode-se, ainda, entrar no site do fornecedor e ver em suas páginas se há algum trabalho na área de Responsabilidade Social. As boas empresas têm dado destaque a esses trabalhos e até disponibilizam seus relatórios sociais nos sites. Os relatórios são ótimas ferramentas para conhecer que se vai comprar uma empresa e quais são suas preocupações com relação à sustentabilidade.
 
Links para você conhecer a empresa
 
Reclamações de consumo
www.mj.gov.br/SindecNacional
www.procon.sp.gov.br/reclamacoes.asp
 
ONGs de defesa do consumidor
www.idec.org.br
www.proteste.org.br

Conhecendo as empresas
www.akatu.ORG.BR (veja “Guia de Empresas e Produtos” e “Faça o teste e descubra se você é um consumidor consciente”)
www.ethos.org.br
 
Sites
www.reclameaqui.com.br
www.endividado.com.br
 
 
Importante
O consumidor deve ter consciência de que tem um poder muito grande para a evolução das relações de consumo e da sociedade. No momento em que leva em conta na hora de se decidir por determinado produto se uma empresa é poluidora ou investe na recuperação do meio ambiente, por exemplo, estará ajudando a construir um mundo melhor para ele e seus descendentes.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore