Consumo em Pauta está com novo visual, novas seções e interativo com celulares e tablets
Está no ar o novo site Consumo em Pauta, com visual mais dinâmico, novas colunas e muita informação para o consumidor que deseja (e precisa) estar bem orientado para ter relações de consumo saudáveis.
O novo Consumo em Pauta tem como proposta tornar-se o site de conteúdo sobre relações de consumo para cidadãos e empresas. Ele é criação de Angela Crespo, jornalista que escreve há 25 anos sobre relações de consumo, direito e defesa do consumidor, tendo iniciado a sua carreira sobre o assunto no Jornal da Tarde com a criação da coluna Advogado de Defesa, a qual comandou por 17 anos.
No novo Consumo em Pauta não faltarão notícias do dia-a-dia de consumo, informações sobre e dos órgãos públicos e civis de defesa e educação para o consumo, novidades tecnológicas no relacionamento entre clientes e fornecedores. Há ainda as colunas fixas "Boas Práticas" das empresas, "Fique Ligado", com alertas sobre ações que podem beneficiar ou prejudicar o consumidor, e vídeos, que em breve chegarão com novidades.
Entre as novas colunas desenhadas no site Consumo em Pauta, destaque para "Atrás do Balcão, com conteúdo dirigido a fornecedores. "Atrás do Balcão" é uma continuidade da coluna "Dos dois lados do balcão", publicada durante sete anos no jornal "Diário do Comércio" e também assinada por Angela Crespo.
Outras novidades, essas para os cidadãos, são as colunas "Você tem direito" e "Aconteceu Comigo". A primeira destaca situações em que nem sempre o consumidor sabe como agir ou se tem ou não direito. Um exemplo é o direito ao troco, mesmo que seja de um centavo de real.
Já o espaço que leva o título "Aconteceu Comigo" irá interagir com o internauta-consumidor. Ele poderá demonstrar seu grau de satisfação ou insatisfação com seus fornecedores.
As novidades não param por aí. O novo Consumo em Pauta tem versão específica para celular e tablet. Isso possibilitará que o internauta possa consultar sobre relações de consumo em qualquer lugar, eliminando dúvidas rapidamente.
Um exemplo de acesso rápido é o "Tira-Dúvidas". Ele foi pensado para ser um guia para o consumidor, que poderá acessá-lo a qualquer momento, inclusive quando estiver fazendo uma compra ou contratando algum serviço e tiver alguma dúvida sobre seus direitos e se a empresa ou quem a representa está passando informações corretas.
O "Tira-Dúvidas" é uma espécie de FAQ, reunindo as principais dúvidas de consumo, de maneira clara e objetiva. Ele também fornecerá links para leis, normas e resoluções sobre o tema pesquisado.
Outra novidade é que o Consumo em Pauta também estará na "Rádio Mega Brasil", transmitida via internet, com um programa de entrevistas com profissionais que atuam na área de relações de consumo e personalidades que têm a acrescentar a esse universo em constante transformação. Participam do time do Consumo em Pauta no rádio dois comentaristas com amplo conhecimento sobre legislação consumeristas dos dois lados do balcão: são os advogados Ana Paula Satcheki (do Ilza Defilippi e Advogados Associados) e Vinícius Zwarg (do Emerenciano, Baggio Associados – Advogados). Ambos já foram diretores de Procons.
O Programa Consumo em Pauta na Mega Brasil irá ao ar toda segunda-feira, às 11 horas. Para ouvi-lo, acesse aqui.
Respostas de 4
Bom dia! Como posso conseguir a entrevista com a Dra. Rosana Chiavassa? Vocês podem encaminhar o link para mim? Obrigada!
A entrevista irá ao ar na segunda, às 16 horas, na rádio Mega Brasil Online (com reprises na terça, às 19 horas, e na quarta, às 9 horas0
Bom.dia
Dia 23 de Maio.ds 2020, comprei uma banheira dobrável.pelo Facebook de uma Empresa TOP OFERTAS e de acordo com.a exigências deles fiz o cadastro e paguei a vista com.o.Boleto.do Mercado Pago.recebendo.o.numero do.pedido.e numero do rastreamento.dos Correios devendo chegar ate o dia 24 de junho, acompanhei passo a passo e ate agora nao.recebi a mercadoria. Só.que o nome do vendedor e um.nome de Pessoa Física sendo.que a Empresa e internacional.origem da Suécia. Nao.consigo.falar com.eles , Já tentei.com.varios e-mails e liguei várias vezes ao.MERCADO PAGO eles dizem que tem um erro de sistema com.meu cadastro em duplicidade e terei que aguardar. Entrei com a reclamação do 30/06/2020 tenho.contatado diversas vezes p.resolver e dizem que nada podem fazer.Fui lesada com Aval do.Mercado.Pago.Tenho.todos os comprovantes desta compra .por favor me ajudem .
Olá, Maria Amália
Entre com reclamação no Procon de sua localidade contra o Mercado Pago
Olá, Fernanda
A partir de segunda-feira, 5/10, você pode acessar o link da entrevista com a dra. Rosana Chiavassa no site da Rádio Mega Brasil Online.