Comunicação é o tema da entrevista de Martha Terenzzo, professora da ESPM, Insper e Sebrae, no programa Consumo em Pauta, na Rádio Mega Brasil Online
Como andam as empresas na comunicação com seus consumidores? Esse é o tema da entrevista do programa Consumo em Pauta, na Rádio Mega Brasil Online, com Martha Terenzzo, profissional com experiência de mais de 25 anos na área de marketing e inovação, desenvolve projetos de inovação e ministra aulas em MBA e pós-graduação da ESPM, Insper e Sebrae, além de ser diretora da Inova 360º (empresa de inovação e negócios).
A comunicação com o consumidor, conforme a professora, ainda é quase inexistente dentro das empresas. Elas se limitam a informar (nem sempre de forma eficiente) o funcionamento de um produto ou como utilizar um determinado item. “Poucas vão além. Na comunicação com o consumidor, a maioria age de forma reativa. Só se movimenta quando é acionada por um cliente ou por alguma instituição.”
Para a professora, a falta de diálogo compromete a reputação da empresa e aí vem a questão: como se perpetuar no mercado se consumidores trocam de marca a cada adversidade. Ela destaca que as empresas precisam ter uma área específica para “comunicar” com seu cliente e poderia até ter um grupo de curadores.
O “propósito” da empresa é que determina como será o comportamento da organização nas questões de diálogo, transparência, ética, ressalta a professora. “Missão, valor, visão… não adianta ter somente como quadros pendurados nas paredes se não se tem isso como propósito, se não tem isso como defesa da verdade e nem mesmo o colaborador acredita.”
Outra questão levantada por Martha durante a entrevista foi sobre a importância de transformar os colaboradores em ‘escutadores”, interiorizando o que ouvem dos clientes da empresa e devolvendo a informação ao consumidor como uma ação de educação para o consumo”.
Quer saber mais sobre o assunto. Não perca a entrevista que irá ao ar hoje às 16 horas na Rádio Mega Brasil Online, com reprises na terça, às 19 horas, e na quarta, às 9 horas.
Acesse nosso site em seu smartphone e tire aquela dúvida
de última hora sobre o seu direito de consumidor.
www.consumoempauta.com.br
Assine a newsletter do Consumo em Pauta.