INDENIZAÇÃO
Como acionar a seguradora após carro ficar na enchente

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Antes de acionar a seguradora, dê uma espiada na apólice para saber se há cobertura contra enchente | Foto: Divulgação

Acionar a seguradora após o carro ficar em enchentes é a primeira providência que o segurado deve tomar. Antes, porém, deve olhar a apólice para confirmar a cobertura

A maioria dos seguros veicular tem cobertura de avarias causadas por catástrofes naturais desde 2004, como é o caso de carro em enchente. A norma faz parte de uma Circular da Susep (Superintendência de Seguros Privados) que impõe esta cobertura a todos os planos básicos de seguros contra incêndio e roubo.

Para saber se o seguro de seu veículo protege se ele ficar submerso parcial ou totalmente em água doce proveniente de enchentes ou inundações, inclusive em subsolo de edificações, dê uma olhada na apólice. É preciso ficar atento às particularidades de apólice contratada.

Confirmada a informação, é preciso acionar a seguradora, uma vez que é de sua responsabilidade recolher o veículo e levá-lo para uma oficina credenciada ou de escolha do segurado para reparo, se for possível. Algumas apólices cobrem inclusive limpeza e higienização.

Para acionar a seguradora deve-se procurar os canais de atendimento e aguardar a chegada do guincho. Nos dias de alagamentos ou enchentes, a maioria das seguradoras aciona planos de contingenciamento a fim de atender ao aumento da demanda por guinchos e viabilizar o processo de indenização rapidamente, se for o caso.

Sompo Seguros

Na Sompo Seguros – empresa do Grupo Sompo Holdings, um dos maiores grupos seguradores do mundo – pode-se acionar a seguradora por telefone, na Central de Atendimento ou no Portal do Segurado, “área exclusiva e segura”, informa Andreia Paterniani, diretora de Sinistros. Os telefones são: grande São Paulo, 11-3156 2990; demais localidades, 0800-77-19-119, deficiente auditivo e de fala, 0800-77-19-759

Por estes canais é possível também realizar o agendamento da vistoria na oficina escolhida (realizada em até 24 horas após o pedido). “Recentemente, a Sompo lançou o App Sompo Segurado (disponível para sistema Apple e Android), por meio do qual o segurado tem autonomia para solicitar serviços e acompanhar o trajeto do prestador de serviços solicitado para atendimento automóvel, como o guincho ou moto, por exemplo”, completa a diretora.

Conforme a seguradora, em eventos de grandes proporções, a retirada do carro pode demorar mais tempo do que o comum devido ao trânsito ou à impossibilidade de acesso por parte do prestador de serviço. “Trabalhamos em conjunto com o prestador de serviços da área de Assistência 24 Horas para mitigar esse tipo de ocorrência.”

O segurado da Sompo tem direito à escolha para onde será levado seu veículo: oficinas referenciadas pela seguradora ou para uma de sua confiança. “Qualquer que seja a escolha, ressalta Andreia Paterniani, o segurado pode se valer de desconto na franquia ou carro reserva promocional.

Se o orçamento para o reparo das avarias provocadas pelas águas for igual ou superior a 75% do valor contratado pelo segurado, provavelmente a Sompo dará perda total do veículo. “Em caso de alagamento, dependendo do veículo e da quantidade e nível de água, partes mecânicas e eletrônicas podem ser atingidas de tal forma que o conserto se torna bastante oneroso. Daí é provável que o segurado receba a indenização em vez dos reparos”, acrescenta a diretora. Se não for o caso, será feita a limpeza e higienização das partes afetadas do veículo.

O tempo para que a indenização ocorra pela Sompo Seguros é de até quatro dias úteis após o segurado entregar toda a documentação. Mas é bom lembrar que, conforme a Circular 145/2000 da Susep, a seguradora tem o prazo limite de 30 dias para efetuar a indenização após toda a documentação necessária para regulação do sinistro ter sido entregue.

Bradesco Auto RE

Na situação em que há um grande número de veículos sinistrados por enchente, a Bradesco Auto RE procura disponibilizar atendimento prioritário aos segurados para agilizar a regulação dos processos, como avaliação do tipo de perda (parcial e integral) e o acionamento de indenização.

Para os segurados da Bradesco Auto RE, o aviso de sinistro pode ser feito por meio da Central de Relacionamento (capitais e regiões metropolitanas: 4004-2757; demais regiões: 0800-701-2757), pelo Portal, ou ainda direto nas unidades de atendimento Bradesco Auto Centers (BACs).

Também a Bradesco Seguros RE dá perda total no veículo que ficou na enchente quando os prejuízos avaliados superarem a 75% do valor de mercado do veículo. “Em procedimento padrão, o prazo legal para realização do pagamento é de 30 dias, contados a partir da entrega da documentação indicada. Entretanto, em casos de calamidade, a seguradora antecipa esse prazo em torno de cinco dias úteis a partir da entrega de toda documentação”, destaca a empresa em nota.

Os veículos recolhidos das enchentes são direcionados para oficinas indicadas pelo segurado ou diretamente para o pátio do leiloeiro (em caso de perda integral).

A relação de endereços dos Bradesco Auto Centers se encontra no site.

Porto Seguro

A Porto Seguro tem canais diversificados para atender seu segurado em caso de veículos que ficam sob águas de enchentes. A empresa informa que o segurado pode acionar a seguradora por meio de seu corretor ou ir direto no aplicativo Porto Seguro Auto para solicitar o guincho. Outras opções de contatos são o telefone 0800-727-0800 ou pelo endereço eletrônico.

Após o contato, informa a Porto Seguro, “será encaminhado o guincho que estiver mais próximo ao local para prestar todo o suporte ao segurado, tirar as fotos para registrar o ocorrido e encaminhar o veículo para vistoria e análise do sinistro”. A empresa informa que a chegada do guincho até o local do sinistro depende da localização, intensidade do trânsito e outros fatores não especificados.

Após o recolhimento do veículo, eles são direcionados aos Centros de Atendimento Rápido, localizados em diversas regiões do País à disposição de segurados e não segurados para realizar manutenções preventivas e corretivas, além de diversos outros serviços para cuidar do veículo.

A perda total de um carro acontece quando o motor é afetado pela água e o prejuízo supera 75% do valor segurado. “A indenização, por lei, deve ser feita após em até 30 dias a partir do cumprimento de todas as exigências por parte do segurado, ou seja, envio das documentações solicitadas pela seguradora. Entretanto, buscamos indenizá-lo o quanto antes”, acrescenta Jaime Soares, diretor do Porto Seguro Auto.

Dicas para quem ficar na enchente

A Porto Seguro dá algumas dicas na situação de o segurado (ou qualquer motorista) ser surpreendido pela enchente:

  • Não tente dar a partida no veículo se ele “morrer” ou se o motor for atingido pela água e mantenha o ar-condicionado do veículo desligado.  Com esses procedimentos, evita-se danos ao motor;
  • Nos carros equipados com transmissão automática, a troca de marchas deve ser feita manualmente, selecionando a posição “1”. Dessa forma, o veículo não desenvolve tanta velocidade e é possível imprimir uma rotação maior ao motor;
  • Evite atravessar vias inundadas, pois elas podem conter buracos ou outros obstáculos encobertos pela água, além de existir a possibilidade de aquaplanagem. Também há o perigo de o veículo flutuar e ser arrastado pela enxurrada, o que coloca em risco a segurança do motorista e de seus acompanhantes;
  • Quando guiar sob chuva forte, mantenha uma distância segura do veículo da frente para evitar possíveis batidas;
  • Sempre faça a revisão nos freios – o fluido de freio deve ser substituído conforme as recomendações do fabricante: em geral, o intervalo entra as trocas é de 40 mil quilômetros.

Por Angela Crespo

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