A apresentação de receita médica de controle especial, em duas vias, será obrigatória a partir de 28/11 para a compra de antibióticos em farmácias.A nova regra foi estabelecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Avisa) e tem como objetivo conter o uso indevido desses medicazmentos.
Atualmente, para comprar um antibiótico basta uma receita médica simples, o que incentiva a automedicação. Com as novas medidas, a farmácia deverá reter uma das vias da receita e carimbar a outra, que não poderá mais ser usada pelo consumidor. Outra novidade é que as receitas terão prazo de validade de 10 dias.
As mudanças para a compra de antibióticos não param por aí. Obrigatoriamente na tarja vermelha deverá estar escrito "Venda Sob Prescrição Médica – Só pode ser Vendido com Retenção da Receita". Os laboratórios terão o prazo de 180 dias para realizarem as adaptações nos rótulos.
O que acelerou a criação dessas novas regras foi a superbactéria KPC, que já matou pelo menos 18 pessoas no Distrito Federal e 24 em São Paulo. Os antibióticos favorecem as bactérias mais resistentes.
Da Redação
Fonte: Anvisa