DOCUMENTOS
Autorização Eletrônica de Viagem digital para menores

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Autorização Eletrônica de Viagem

A Autorização Eletrônica de Viagem é um documento digital e permite que menores viagem desacompanhados

Já é possível fazer Autorização Eletrônica de Viagem (AEV) para menores de 16 anos. O procedimento de reconhecimento de firma é feito por videoconferência e o documento é entregue de forma física ou digital no guichê da companhia aérea. A validação é feita via leitura de QR Code no celular ou no papel.

Nesta primeira fase, a partir de 2 de agosto, a Autorização Eletrônica de Viagem (AEV) é para viagens aeroviárias nacionais e posteriormente,  passará a valer para viagens internacionais, terrestres e hidroviárias.

O processo foi regulamentado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e desenvolvido pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF). Trata-se de um documento nato-digital.


Leia também:
+ Não esqueça do seguro viagem antes de decolar
+ Problemas com a bagagem? Saiba como pedir reembolso
+ Vai viajar de avião? Veja o que fazer se tiver problemas


Conforme a presidente do CNB/CF, Giselle Oliveira de Barros, o desenvolvimento deste novo ato é um importante passo do País em direção à desburocratização e digitalização de procedimentos. “A Autorização Eletrônica de Viagem é uma revolução. Ele integra a segurança jurídica dos Cartórios de Notas ao cotidiano de diversas famílias que precisam autorizar seus filhos a viajarem desacompanhados. O documento online responde às demandas por serviços digitais, com a facilidade e praticidade que se tornaram ainda mais proeminentes durante a pandemia, evitando deslocamentos e gastos adicionais”, explica.

 

Como apresentar a Autorização Eletrônica de Viagem

Com a AEV o menor ou seu acompanhante responsável, poderão acessar o seu documento por meio de aplicativo de celulares Android ou IOS. Ele deverá ser apresentado por QRCode nos guichês de aeroportos, o que evitará perdas de documentos impressos durante a viagem. Também assegura a atualização constante de dados e permissões, podendo os responsáveis cancelar o ato a distância.

O modelo físico permanecerá disponível, sendo realizado por meio de reconhecimento de firma. Entretanto, o físico só é feito presencialmente pelos responsáveis do menor em Cartório de Notas. Assim sendo, eles terão de preencher e imprimir um formulário físico.

 

Como pedir

O processo de emissão da Autorização Eletrônica de Viagem é realizado por meio da plataforma e-Notariado. Os responsáveis deverão abrir uma solicitação pela área “cidadão” do site, preenchendo as informações necessárias.

Com a solicitação, os pais ou responsáveis poderão escolher se preferem emitir o documento digital de forma presencial. Para tanto, deverão ir ao cartório mais próximo do CEP de residência. Na forma digital, a emissão será por videoconferência.

Para a emissão da Autorização Eletrônica de Viagem por videoconferência os pais devem possuir um certificado digital padrão ICP-Brasil. Ou, então, Certificado Notarizado, emitido gratuitamente também pelos Cartórios de Notas.

Uma vez realizada, a AEV terá validade pré-determinada pelos requerentes. Ele poderá ser acessada a qualquer momento e de qualquer lugar do mundo pelo site ou app do e-Notariado.

 

Segurança na identificação

O desenvolvimento da AEV teve o apoio da Secretaria Especial de Modernização do Estado e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Foi um esforço conjunto das entidades para a implementação dos procedimentos tecnológicos e de uso do documento em todo o Brasil. Ele passou por uma sequência de testes práticos com as principais companhias aéreas do Brasil. Isso garantiu a segurança na identificação de pais, responsáveis e menores em viagens nacionais.

Com Colégio Notarial do Brasil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore