O atendimento especial do Procon-SP durante a Black Friday orientou consumidores e fiscalizou lojas virtuais e físicas. Em 29 horas, foram registrados 1.184 atendimentos e abertas 331 ações fiscalizatórias
Maquiagem de desconto foi a principal queixa recebida pelo Procon-SP durante o plantão especial de atendimento por ocasião da Black Friday. Do total de 1.184 registros de atendimentos nas 29 horas que funcionários do órgão público de defesa do consumidor ficaram à disposição dos consumidores, 28,3% se queixaram de preços que foram elevados e depois apareceram com descontos.
Houve também queixa de produto ou serviço indisponível (26%), mudança de preço ao finalizar a compra (16,4%) e site intermitente (5,1%). A empresa mais reclamada foi a B2W (Americanas.com, Submarino e Shoptime) seguida pelo Grupo Pão de Açúcar. O Procon-SP abriu 331 ações fiscalizatórias.
Fiscais do Procon-SP também ficaram de plantão durante a Black Friday e visitaram 143 lojas físicas na capital e interior e autuaram 44 estabelecimentos (30%) por falta de preços em produtos e produtos com problemas na informação (falta de rótulo, validade ou rótulo/etiqueta em língua portuguesa).
Por Angela Crespo
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