Acabar com a correria de ir atrás de um documento ou serviço que você precisa com urgência. O cartório online permite que você solicite o que for necessário em pouco tempo e sem se deslocar. Tudo para agilizar os processos. Até o final de janeiro de 2023, o governo federal pretende que esses estabelecimentos ofereçam consultas e serviços digitais.
Preciso da cópia de um documento e tenho que parar no meio de um trabalho, me deslocar até o cartório, pegar fila e, claro, gastar um tempão! Ufa, em pleno século 21, será que ainda devo ir presencialmente ao cartório?
Não precisa mais. Se você ainda não sabe, o Consumo em Pauta está aqui para ajudar e informar que, sim, o cartório está on! O cartório online já existe e, assim, você pode solicitar uma cópia de um documento de forma virtual.
Segundo a Leme Inteligência Forense – Central das Certidões, empresa paranaense que disponibiliza documentos pela internet, só em 2020, primeiro ano da pandemia da Covid, foram viabilizados, via cartório online, 150 mil registros, inclusive para o exterior.
A diretora financeira Jaqueline Gonçales ressalta que certidões de nascimento, casamento, protesto e óbito, matrícula de imóvel atualizada e busca de bens estão entre os documentos mais solicitados por pessoas físicas e jurídicas.
Na atualidade, pela internet, a população pode solicitar documentos de aproximadamente 13 mil cartórios em todo o Brasil.
Cartório online
O serviço vem ganhando adeptos, porque agiliza o processo e diminui a burocracia. Ele existe desde meados dos anos 2000. Há pouco ainda era conhecido pelo nome de Cartório 24 Horas. “Começamos com o serviço de integração cartorial. A empresa cresceu, fomos para outras atividades, como a inteligência forense, e então a Central de Certidões se constituiu em um dos nossos produtos e marcas”, explica o designer de produtos. William Brepohl.
Para difundir mais o negócio, a Leme ainda se preocupa em humanizar as relações entre as pessoas e os cartórios. “Cuidamos da parte da burocracia para os clientes, e com eles buscamos ser atenciosos. Ninguém vai ao cartório porque quer. Vai porque precisa resolver algo ou está passando por um momento difícil”, resume o CEO Valdo Silveira, ressaltando que as relações no mundo cartorial devem ser menos impessoais.
Todas as solicitações de documentos e serviços podem ser feitas e pagas pela internet. A entrega é realizada no endereço indicado pelo cliente. Os custos variam, obviamente, de acordo com o tipo de documentos e serviços pedidos.
+ Escritura de compra e venda pela internet. Como fazer
Sistema eletrônico nos cartórios
A tecnologia ajuda e, no ambiente virtual, sem dúvida alguma, agiliza nossas vidas. E, pensando por aí, o governo federal autorizou a criação do Sistema Eletrônico de Serviço Público (Serp), para que os cartórios brasileiros ofereçam consultas e serviços digitais.
Todos os cartórios do país têm até dia 31 de janeiro de 2023 para se integrar a esse sistema (ou fazer o seu próprio) e disponibilizar certidões de nascimento e casamento, além de registro de imóveis pela internet.
A implementação da plataforma diminui a burocracia, porque, atualmente, os cartórios são municipalizados e existem estabelecimentos para várias modalidades.
Os cartórios físicos continuarão abertos, prestando os serviços de forma presencial.
Por Raquel Budow