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Golpes de entregadores de aplicativos de comida cresceram 136%

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Golpes de entregadores de aplicativos de comida

Diante do crescimento dos golpes de entregadores de aplicativos de comida, o Procon-SP quer que os pagamentos sejam apenas online

As reclamações de golpes de entregadores de aplicativos de comida cresceram 136% no Procon-SP. Conforme o órgão de defesa do consumidor, de janeiro a julho deste ano, foram registrados 341 atendimentos. As empresas reclamadas foram Ifood, Rappi e Uber Eats. No mesmo período do ano passado, contudo, foram 144. Até o mês de julho deste ano, Ifood teve 123 reclamações, Rappi, 124 e Uber Eats, 94.

golpes

A fim de reduzir o crescimento de golpes de entregadores de aplicativos de comida, o Procon-SP estuda medidas. Entre elas, que as empresas responsáveis pelos aplicativos de delivery estabeleçam que os pagamentos sejam feitos apenas de forma online. Assim sendo, as cobranças no ato da entrega ficariam proibidas.

 

Valores reclamados

Os valores reclamados pelos consumidores nos golpes de entregadores de aplicativos de comida ultrapassam R$ 1,3 milhão. Até julho deste ano, a soma dos valores foi de mais de R$ 650 mil. Deste total, R$ 289 mil do Ifood, R$ 253 mil do Rappi e R$ 110 mil do UberEats. No mesmo período de 2020, esse valor foi de mais de R$ 695 mil. Conforme o Procon-SP, R$ 437 mil do Ifood, R$ 232 mil do Rappi e R$ 25 mil do UberEats.


Leia também:
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Os consumidores reclamam que os valores debitados no cartão são superiores ao preço correto. Contudo, só percebem o golpe após o pagamento ter sido efetivado. Além disso, questionam que, apesar de reclamarem com a empresa responsável, não conseguem reaver os valores.

golpe de entregadores de apps de comida“Diante da explosão de golpes aplicados na entrega de mercadorias por delivery, o Procon-SP estuda medidas para que as empresas proíbam qualquer tipo de cobrança por cartão no ato da entrega”, avisa Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP. “Como medida de prevenção, o Procon-SP já vem orientando os consumidores a efetuarem os pagamentos de forma online. Nunca no momento da entrega. Desse modo, o contato entre cliente e entregador é exclusivamente para receber a mercadoria”, explica.

 

Como são os golpes de entregadores de aplicativos de comida

Recentemente foi divulgado pela imprensa o vídeo de uma senhora recebendo comida em casa. Sem que ela perceba, o entregador filma a frente e o verso do cartão enquanto afirma estar aguardando o sinal para conseguir fazer a cobrança. O entregador se oferece para acender a luz do celular, com a finalidade de iluminar a máquina enquanto a senhora digita a senha, e dessa forma grava tudo.

Entenda como o golpe é aplicado na animação produzida pela assessoria de comunicação do Procon-SP.

 

Dicas para evitar cair no golpe

  • O consumidor deve estar atento ao receber as entregas dos aplicativos de comida.
  • Conferir o valor da compra e, de preferência, pagar somente no aplicativo.
  • Nunca entregar o cartão.
  • Não utilizar máquina com o visor quebrado ou que não permita a leitura dos dados.
  • Não passar os seus dados por telefone.
  • Desconfiar caso o entregador informe que é necessário pagar algum valor extra.

 

Onde reclamar

Em caso de dúvida ou ocorrência diferente, o consumidor deve entrar em contato com o local onde pediu a comida (Procon-SP).

Pode ainda registrar sua reclamação no Procon-SP (no site ou aplicativo).

Com Procon-SP

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