Diretor da Soluti explica como obter um certificado digital, quando e como utilizá-lo no programa Consumo em Pauta, comandado por Angela Crespo
A utilização de certificado digital por parte de consumidores e cidadãos ainda não está massificada. Mas isso deve mudar. A partir do momento em que ficar disseminado o grau de segurança que este documento oferece no mundo virtual, ele será cada vez mais demandado pelos cidadãos. Isso porque garante proteção às transações eletrônicas, compra no e-commerce, assinaturas de contratos, etc. Sua tecnologia foi desenvolvida para fornecer segurança, autenticidade, confidencialidade e integridade às informações eletrônicas.
O que é certificado digital, onde obter um, quando e como utilizá-lo serão explicados por Júlio Cesar Mendes, diretor comercial da Soluti, empresa que disponibiliza no mercado soluções e tecnologia que tornam mais prática e ágil a contratação de serviços bancários com assinatura digital de documentos via dispositivos móveis. Mendes é o convidado do programa Consumo em Pauta desta segunda (4/9), que vai ao ar pela Rádio Mega Brasil Online.
“O certificado digital existe para facilitar a vida de consumidores, cidadãos, empresas e até do governo”, explica o executivo logo no início da entrevista. Com ele, evita-se a perda de tempo em deslocamentos, reduz-se o risco de fraudes, da burocracia e de custos (não é necessário reconhecer firma em cartório) e aumenta a credibilidade e a confiabilidade. Ou seja, soluciona questões de forma online, como a assinatura de um contrato de plano de saúde, utilização segura em internet banking, etc. “Sem contar que dá proteção no e-commerce tanto para quem está comprando como para quem está vendendo”, acrescenta Mendes.
Ao verificar numa loja online um cadeado na URL, o consumidor tem a garantia de que está comprando de uma loja segura, que pode passar seus dados sem o receio de que eles serão usados indevidamente. Pelo lado da empresa, explica o diretor da Soluti, quando o consumidor também se identifica na loja virtual por meio de um certificado digital, a empresa também sabe para quem está vendendo, o que pode reduzir o risco do não pagamento da compra.
Como obter certificado digital
Para obter um certificado digital não é complicado. Há inúmeras empresas acreditadas por organismos internacionais no Brasil, entre elas a Soluti, que, segundo Mendes, é a segunda em números de fornecimento do documento no País. O interessado, no entanto, precisa se deslocar até uma autoridade de registro portando seus documentos e comprovante de endereço, escolher a validade e pagar a taxa. “Pode-se optar pela validade por de um, dois ou três anos, cujos preços vão de R$ 160 (um ano) a R$ 570 (três anos). O valor é pago em uma única parcela”, explica Mendes.
Feito todo este processo, será entregue ao comprador do certificado digital documento que contém usuário e senha. Daí ele baixa o arquivo – que é de fato seu certificado digital – direto no computador.
Este processo, conforme o executivo da Soluti, só é feito para quem contrata o certificado digital por um ano. Para os demais tempos de validade é entregue um dispositivo – que pode ser um cartão (parecido com do banco) ou token (parente do pen drive). Nele fica armazenado de forma segura o certificado. Só que com o dispositivo não é possível baixar para o computador.
Agora, quem quer acessar seu certificado de qualquer dispositivo – computador, smartphone ou celular – deve dar preferência ao armazenado nas nuvens, opção oferecida pela Soluti. “É um cofre na nuvem, que facilita e democratiza o uso para o dia a dia. A experiência no uso se aproxima ao pagar uma conta no internet banking”, acrescenta Mendes.
Para saber mais sobre certificado digital, não perca a entrevista com Júlio Cesar Mendes, diretor comercial da Soluti, às 16 horas, na Rádio Mega Brasil Online. Reapresentações na terça, às 19 horas, e na quarta, às 9 horas.
Por Angela Crespo
Publicado em 01/02/2017
Atualizado em 26/10/2022
Atualiazado em 06/03/2024