Abrir um canal de comunicação com o cliente é um meio interessante para conhecê-lo melhor e saber quais são suas preferências.
Por Haroldo Matsumoto
Não é segredo para nenhum empreendedor ou gestor de empresa que oferecer um bom atendimento ao cliente é extremamente importante. Não importa se o negócio é B2B ou B2C. Um atendimento de qualidade, um gesto de gentileza e uma demonstração de cuidado são bem recebidos e, normalmente, marcantes para o cliente.
A tendência, quando nos sentimos acolhidos, é de que voltemos a procurar quem nos deu atenção. Isso, claro, também vale para as relações comerciais. Isso significa entender que estamos falando de relações humanas, e que entender o desejo do cliente é a chave para atendê-lo bem e, por consequência fazer com que a empresa prospere.
Obviamente, a tarefa não é tão simples quanto parece. Primeiro precisamos saber o que quer dizer ‘entender o cliente’. Aqui, tenha em mente que estamos falando sobre conhecer efetivamente quem adquire seus produtos ou serviços, quais são as suas motivações de compra e consumo, canais de venda que ele prefere utilizar, tipo de relacionamento e pós-venda que mais lhe agradam, etc. A questão é que eu, você e as demais pessoas estamos em constante mudança. Logo, será necessário observar o seu cliente constantemente.
Que estratégias usar para melhor compreender o cliente?
Aqui entram em cena algumas ferramentas e processos que são importantes para se compreender o consumidor e ter resultados positivos no seu atendimento. Um exemplo é a pesquisa de mercado, que pode ser útil tanto para quem vai iniciar um novo negócio, como para quem está planejando lançar um novo produtos ou serviço. Uma pesquisa bem-feita, com as perguntas certas, dará um direcionamento mais certeiro para a estruturação dos planos da empresa.
Abrir um canal de comunicação com o cliente é outro meio interessante para conhecê-lo melhor e saber quais são suas preferências. Saber fazer um filtro dos elogios, críticas e reclamações e analisá-los sem a interferência de emoções pode ser extremamente enriquecedor para os negócios. Saber ouvir o consumidor pode ser decisivo no processo de aprimoramento de um produto, de um serviço, do atendimento oferecido e de muitos outros aspectos e detalhes relacionados ao bom desenvolvimento da empresa. العاب للفوز بجوائز حقيقية
Fazer o exercício de se colocar no lugar do cliente em cada um dos pontos de contato que ele tem com a sua marca também pode ajudar. لعبة روليت للايفون Se for possível, realize ações de cliente oculto.
E, claro, executando esses passos, torna-se mais do que primordial utilizar os dados coletados com inteligência. Coloque-os na mesa, reflita sobre eles, cruze as informações obtidas em todas as avaliações, analise o comportamento dos concorrentes. لعبة بوكر حقيقية
Colocar o cliente no centro do seu negócio é essencial para elaborar uma estratégia assertiva e traçar um caminho de sucesso para a sua empresa. Pense nisso e mãos à obra!
Haroldo Matsumoto
é especialista em gestão de negócios
e sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa,
consultoria multidisciplinar com atuação entre empresas
de diversos portes e setores da economia
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