NEGATIVAÇÃO
Nome sujo pode brecar colocação no mercado de trabalho

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
nome sujo indevidamente

Você sabia que nome sujo pode te impedir de conseguir uma colocação no mercado de trabalho? Se está procurando emprego, encontre uma forma de ter o nome limpo

Ter o nome registrado em algum cadastro de inadimplentes pode trazer contratempos que vão além da negativa de crédito. Entre eles, a não possibilidade de abrir conta corrente, não conseguir a aprovação de cartão de crédito, etc.

Os desempregados também podem ter problemas para conseguir colocação no mercado de trabalho. É que as empresas consultam os serviços de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, no processo de admissão de um novo empregado. Se o nome do candidato está registrado nesses cadastros, ele pode ser descartado do processo seletivo.

Embora o Ministério do Trabalho informe ser discriminação o uso dos cadastros restritivos, a CLT nada menciona sobre o assunto.

Portanto, se você está com o nome sujo e buscando uma nova colocação no mercado, a primeira providência a fazer e pagar a dívida e “limpar” o nome.
Da Redação
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

11 Responses

  1. MEU CPF ESTÁ NEGATIVADO POIS TIVE UM CORTE MUITO GRANDE NO MEU SALÁRIO E NÃO ESTOU CONSEGUINDO PAGAR ALGUMAS DÍVIDAS O COBRADOR DE UMA DAS EMPRESAS A QUE DEVO DISSE QUE SE EU FOR LEVADA PARA O JURÍDICO MEU CPF PODE SER CANCELADO POR ABANDONO DE DÍVIDA ESSA INFORMAÇÃO E VERDADEIRA MEU CPF PODE SER CANCELADO POR INADIMPLÊNCIA?!

    1. Olá, Elziane

      O CPF não é cancelado por não pagamento de dívidas. O que vai acontecer é enviarem para os cadastros de negativação, como Serasa e SCPC. Aí seu CPF ficará com restrição e você não conseguirá novos financiamentos e poderá até ter problemas com sua conta bancária

  2. Bom Dia, gostaria de saber tenho várias contas mas só de nome, nada assinado, mas tem algumas pessoas que estão tirando minha privacidade, não consigo sair de casa, mal posso me conectar em redes sociais, ficam me ameaçando, difamando meu nome há terceiros, me atacando no meio da rua, nunca me neguei a pagar e sempre digo vou pagar, mas fiquei 3 meses sem receber do trabalho, e recem agora ele esta me dando 100,200 reais? O que posso fazer e quais são meus direitos?

  3. Prezados boa tarde!

     

    Eu trabalhei numa empresa onde o valor que o cliente deixava de pagar depois de muita cobrança era colocado no serasa,porém somente era colocado no cadastro o valor original da divida, na epoca fui informada que os juros e multas nao podem ser colocados no serasa e na hora da cobrança somente o valor da divida(que foi colocado no serasa) poderia nesse caso ser negociado.

    Esse procedimento e o correto?No caso de uma divida com banco,cartao de credito que foi colocado no serasa, a negociação tem que ser feita em cima do que esta no serasa(valor original da divida) ou eles podem cobrar exorbitantes juros dessa divida?Estou com essa duvida em relação a uma divida do cartao.Se a divida no serasa(cadastro) e de R$800,00 eles podem negociar comigo o valor de R$2.600,00????

    1. Olá, Priscila

      O valor informado para a Serasa, SCPC, SPC é o do valor da dívida. Mas na hora em que o consumidor irá quitar a dívida, a empresa pode cobrar juros. Ou seja, não é aquele valor lançado nestes cadastros.

      Se você considera que os juros cobrados estão exorbitantes, procure o Procon de sua localidade que eles fazem o cálculo.

  4. Eu estou com o nome negativado devido ater contraido uma divida com uma universidade tendo envista me utilizar do FIES, não consegui pois foi no período do corte de verbas feito pela ex presidente.  E agora eles levaram meu nome na justiça pedindo o bloqueio de meus bens, apesar de eu apenas possuir um veículo que não cobre o valor da dívida , e no momento não tenho como pagar polis não consigo emprego como faço para resolver esta este problema? E se eu nao conseguir trabalho por causa da dívida como irei pagar sem trabalhar?

    1. Olá, Luan

      Se a dívida já está na Justiça, você deveria ter sido convocado para uma audiência no Tribunal de Justiça. Neste momento, você pode explicar sua situação ao juiz e tentar uma acordo para futuramente pagar a dívida

      Se isso não ocorreu, então o que você recebeu foi um aviso de cobrança extrajudicial com aviso de que sua dívida poderá ir pra Justiça. Aí você terá de negociar com os credores.

      O nome negativado pode impedir de você consguir emprego. Alguma empresas consultam o cadastro de negativado antes de contratar novo funcionário.

      Mais uma razão para você tentar renegociar a dívida diretamente com o credor.

      Na renegociação da dívida, a empresa é obrigada a retirar o nome do cadastro de inadimplentes.

       

  5. ano passado alguem fez compra em meu cartão,entrei em contato com a operadora do meu cartão e eles me extornaram.só que depois de um ano a empresa do qual foi comprado os objetos estão me cobrando dizendo que se eu não pagar essa dívida embora não seja minha irão colocar meu nome no cpc.Eles podem fazer isso

      1. Tenho uma dívida em meu nome que nunca fiz,É tá deixando meu nome negativo eu tentei acha a loja com endereço que bate tido certinho pore as pessoa fala que não foi efetuada nenhuma compra.o que devo fazer

        1. Olá, Itamara
          Procure o birô de crédito (Serasa, SPC ou Boa Vista) que negativou seu nome e explica a situação para eles. Eles têm o contato da empresa que enviou seus dados para negativação;
          Boa sorte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore