Colchão importado no Brasil deve ter selo INMETRO, que atesta o desempenho do produto. Verifique o selo para assegurar que o produto passou por certificação rigorosa
O colchão importado precisa apresentar o selo do INMETRO. Essa certificação é uma garantia de que o produto passou por rigorosos testes de desempenho e segurança e atende aos parâmetros mínimos exigidos. O produzido no Brasil também é obrigado a porta o selo do instituto.
Optar por colchões certificados não só assegura um sono melhor, mas também protege sua saúde e bem-estar. Fique atento e faça boas escolhas para garantir conforto e segurança para você e sua família. O selo do INMETRO deve estar fixado ao colchão e é possível verificar a autenticidade dele. Para tanto, basta acessar o site do INMETRO.
Como é o processo de certificação
A certificação envolve auditorias e ensaios de desempenho realizados em laboratórios acreditados. Esses testes asseguram que o colchão atinge os padrões mínimos de qualidade e segurança estabelecidos pelo INMETRO. Portanto, a ausência dele indica que o produto não passou pelos testes e avaliações exigidos.
Quando um colchão não possui o selo, tanto o consumidor quanto a indústria nacional são prejudicados. As empresas que seguem as normas investem no processo de fabricação para garantir que seus colchões estejam dentro dos padrões exigidos.
“O selo do INMETRO indica que o colchão cumpre os parâmetros mínimos das normas técnicas brasileiras, oferecendo uma garantia de conformidade e segurança para o consumidor,” afirma um representante da Abicol, a primeira associação das indústrias de colchões no Brasil. Ela foi criada para unir os fabricantes do setor, fortalecer as relações com órgãos governamentais, estimular práticas sustentáveis e promover o desenvolvimento do setor. A entidade reúne em seu quadro associativo indústrias que respondem por 70% da produção nacional de colchões, além dos principais fornecedores da cadeia colchoeira.
Texto: Fonte Abicol
Imagem: Reprodução