Para comprar produtos seguros na Black Friday, não deixe de olhar as dicas do Inmetro sobre saúde, saúde e eficiência energética
O Inmetro preparou algumas dicas para quem quer comprar produtos seguros na Black Friday. Assim, o instituto ajuda os consumidores na difícil tarefa de escolher em meio às promoções.
O Instituto reuniu as principais recomendações sobre os produtos mais desejados regulamentados pelo Inmetro.
Para quem vai às compras na Black Friday pode encontrar uma excelente oportunidade para comprar o que está precisando ou para adiantar as compras de Natal. No entanto, para fazer um bom negócio, além do preço, é preciso considerar outros aspectos, como saúde, segurança, eficiência energética, entre outros.
Muita calma e informação são as bases para escolhas mais assertivas. Assim, o consumidor não comprará por impulso e terá elementos para analisar se a aquisição vale a pena de fato.
Leia também:
+ Como aproveitar a Black Friday com segurança?
+ Comprar com segurança na Black Friday exige muitos cuidados
+ Direitos do consumidor online
O que checar nas compras na Black Friday
Eletrodomésticos:
- Selo de segurança: 183 tipos de eletrodomésticos possuem o selo do Inmetro, atestando que foram avaliados quanto à segurança. Isso inclui: aspiradores de pó, máquinas de cortar cabelo, lava-louças, batedeiras e processadores de alimentos, que são produtos que tiveram expressivo crescimento de vendas durante o isolamento social, entre outros.
- Etiqueta de eficiência energética: entre esses eletrodomésticos, alguns também devem apresentar a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, informando sobre a eficiência energética e o consumo de energia. Ex.: geladeiras, televisores, etc.
- Selo Ruído: os aparelhos que fazem mais barulho (liquidificadores e secadores, por exemplo) devem ter esse selo na embalagem, informando a potência sonora em decibéis e classificando os aparelhos de 1 (mais silencioso) a 5 (menos silencioso).
Roupas e demais produtos têxteis
Informações são obrigatórias:
- Dados do fabricante ou do importador (nome, razão social ou marca e CNPJ);
- País de origem do produto;
- Composição têxtil (indicação em percentual da massa do produto);
- Cuidados com a conservação (símbolos de lavagem, alvejamento, secagem, passadoria e cuidado têxtil profissional);
- Indicação de tamanho ou de dimensões expressas em unidades do Sistema Internacional (por exemplo: milímetros, centímetros ou metros).
- Essas informações devem ser colocadas de maneira permanente e indelével no meio do produto têxtil. Esse meio pode ser uma etiqueta, selo, rótulo, decalque, carimbo, estampagem ou similares.
Brinquedos
Informações são obrigatórias:
- Selo de identificação da conformidade do Inmetro;
- Faixa etária a que o produto se destina;
- Informações sobre o conteúdo;
- Instruções de uso, de montagem e alertas de segurança.
Guia Prático de Consumo
Para quem quiser mais dicas do que observar na hora da compra, o Ipem-SP disponibiliza em seu site um Guia Prático de Consumo. São informações de diversos produtos entre eles, embalados, têxteis, eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do Inmetro e a utilização de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio.
Clique aqui para fazer o download do guia acesse .
No site é fácil encontrar, além de informações sobre toda a legislação metrológica e da qualidade vigentes no país, estatísticas de fiscalização, orientações ao cidadão e empresários.
Fontes: Inmetro e Ipem-SP
Texto publicado em 23/11/2020
Texto atualizado em 22/11/2023