COMPREI E GUARDEI
Garantia vale a partir de que data?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
A garantia de produtos e serviços começa a ser contada a partir da emissão da nota fiscal | Foto: Divulgação

Ao comprar um produto para ser usado posteriormente, cuidado com o tempo da garantia. Isso porque, ela começa a ser contada a partir da data da emissão da nota fiscal

A nota fiscal é a “certidão de nascimento” de qualquer produto ou serviço. É com base nela que o consumidor tem como provar se o produto ou serviço adquirido ainda estão cobertos pela garantia, o que permite o reparo em caso de defeito sem que se coloque a mão no bolso. As regras sobre garantia são estipuladas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).  Assim, todo produto durável, conforme o artigo 26 da lei consumerista, tem o prazo de 90 dias de garantia legal; já de serviço e produtos não duráveis, o prazo é de 30 dias.

Boa parte dos fornecedores oferece um plus de garantia, cujo prazo é determinado por eles. A maioria é de nove meses que, somados à legal, totaliza um ano no caso de produtos duráveis. Se um fabricante determinar que seu produto só tem de garantia o prazo estipulado por lei, ele não estará cometendo nenhum ato que fere o CDC. Mas como já se tornou quase que uma convenção dar mais tempo de garantia ao consumidor, provavelmente suas vendas despencarão.

Garantia de produto guardado

E aquele casal que compra inúmeros produtos duráveis bem antes do casamento e só começa a usá-los após a lua-de-mel? A garantia passa a ser contada a partir de que data?

A maioria dos especialistas em defesa do consumidor afirma que prevalece a data da emissão da nota fiscal. Isso significa que, se o produto ficou guardado por seis meses antes de começar a ser usado, a garantia legal expirou. Se não houver a contratual, o consumidor terá de pagar pelo reparo.

Alguns advogados, entretanto, defendem a contagem do prazo da garantia legal somente a partir do momento em que o produto é colocado em funcionamento. Isso fica evidente se a instalação for feita por autorizada do fabricante. Se houver também a garantia contratual, ela começa a ser contada a partir do vencimento da legal. Para garantir o direito de reparo com cobertura da garantia, nesse caso, infelizmente o consumidor deverá procurar a Justiça e levar testemunhas. A notícia boa é que há diversos entendimentos nos tribunais favoráveis ao consumidor.

Autorizada x especializada

Se não houver jeito e o consumidor for obrigado a pagar pelo conserto, o recomendado é procurar uma assistência técnica autorizada, evitando a especializada. Explicando: a autorizada é a que tem licença do fabricante para prestar serviços à marca. A especializada, embora conheça o produto e saiba repará-lo, não há garantia do fabricante. Caso ocorra algum problema, não será possível recorrer ao dono da marca para reclamar.

A oficina (tanto autorizada quanto a especializada) é obrigada a entregar ao consumidor orçamento prévio, por escrito, detalhando o que será feito e valor. Este terá validade de 10 dias, contados da data da entrega ao dono do produto. Se o orçamento for recusado, o produto deverá ser devolvido tal e qual foi entregue. Nesse caso, a assistência pode cobrar pelo orçamento se avisou previamente.
Atualizado 26/04/2023

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Respostas de 55

  1. ola ,gostaria de sanar uma duvida,comprei uma teve no inicio do ano passado ,nas lojas americanas (OLINE),a nota fiscal foi emitida dia 22 /01/19, mas o produto so chegou em minhas mãos no dia 28/01/19.quando se inicia a garantia,quando a nota foi emitida ou quando a transportadora me entregou vias de fato?

     

  2. E no caso de produtos comprados pela internet? Começa a contar o prazo a partir da emissão da nota fiscal ou da data de entrega? Creio que o correto seja a data da entrega, afinal o consumidor não tem como ter acesso ao produto, usá-lo, testá-lo, antes da entrega!  Há produtos que por qualquer razão levam meses para serem entregues! Ano passado comprei um ventilador e só chegou às minhas mãos depois de 3 meses! Imaginem se o prazo for contado da emissão da nota??? Eu teria perdido até mesmo a garantia legal de 90 dias! Alguém esclarece?

  3. Bom dia

    Como fica a data do início da garantia (legal + contratual) no seguinte caso:

    Produto (bem durável) comprado com a instalação pelo fabricante inclusa.

    O prazo de garantia inicia na conclusão da instalação ou na data da emissão da nota fiscal e remessa do produto?

     

  4. Fiz a compra de um par de óculos e demoraram mais ou menos uns 7 meses para me entregar a nota fiscal. A garantia é contada a partir da data da nota ou da data em que eles venderam somente com uma nota branca?

  5. Gostaria que me tirassem a dúvida.
    Se eu deixo um eletrônico para trocar alguma peça, a garantia começa a contar a partir do momento que eles me notificam que já está feito o serviço ou do dia que eu vou buscar?

    1. Olá, Jeferson
      A garantia começa a ser contada no momento da emissão da nota fiscal. Ela precisa ser emitida e você tem de exigir
      Boa sorte

  6. boa tarde me tirem uma duvida por gentileza. Minha Tv deu defeito 5 dias apos completar um ano de garantia. Neste caso ainda tenho direito ao reparo da mesma pela garantia?

    1. Olá, Ricardo
      Se a garantia venceu, mesmo com pouco tempo, não é possível exigir o reparo na garantia
      O Código de Defesa do Consumidor, no entanto, fala em vício oculto. É um defeito ou falha de fabricação que se manifesta após certo tempo de uso do produto.
      O CDC adotou o critério da vida útil do bem e não o critério da garantia de fábrica, podendo o fornecedor ser responsabilizado pelo vício mesmo após o término da garantia de fábrica, tecnicamente conhecida como garantia contratual.
      Neste caso, o consumidor deve falar com o fornecedor em até 90 (noventa) dias, conforme estabelecido pelo CDC para os produtos duráveis .
      Boa sorte

  7. Minha tv apresentou defeito com 6 meses de comprada eles fizerão a troca da tela, e agora quando ela completou 1 ano a tela queimou de novo, apresentou o mesmo problema mas minha nota fiscal foi emitida no dia 13 de janeiro de 2021 e ela apresentou defeito no dia 14 de janeiro de 2022 oque faço? Tenho direito a garantia?

  8. Bom dia comprei meu carregador de celular original Motorola dia 11/12/21 quebrou…e agora fui reclamar e me disseram na loja que acabou a garantia de 90 dias…? O que faço?

  9. Bom dia.
    Minha tv, apresentou defeito faltando oito dias para acabar o prazo da garantia. Ainda posso solicitar o reparo mesmo com esse pouco tempo de garantia?
    Obrigado.

    1. Olá, Fábio.. sim, você pode solicitar o reparo em garantia. Mas faça isso antes de o prazo acabar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore