O consumo de energia de ar-condicionado de 30.000 BTUs pode ser responsável por uma boa parte da conta de luz
O ar-condicionado está cada vez mais presente nos lares brasileiros. Se você está procurando um potente aparelho, mas tem dúvidas se comprar ar-condicionado de 30.000 BTUs é uma boa ideia, separamos algumas dicas importantes.
Com a chegada das altas temperaturas, entretanto, o consumo de eletrodomésticos que amenizam a situação e refrescam os ambientes fica cada vez mais alto. Com a alta procura, também surgem as dúvidas dos consumidores com relação aos gastos que o aparelho pode gerar.
Entenda melhor como funciona:
Quanto mais BTUs, melhor?
Em tese, sim. O BTU (do inglês, British Thermal Unit) é usado para medir a potência de refrigeração dos aparelhos. Assim, quanto maior o número de BTUs, mais potente o ar-condicionado será.
Um aparelho de ar-condicionado de 30.000 BTUs pode cobrir aproximadamente:
- de 30m² a 40m² numa área comercial
- de 40m² a 55m² numa área residencial
Sobre à classificação de eficiência energética, quanto maior a classificação EER (Relação de Eficiência Energética) ou SEER (Taxa de Eficiência Energética Seasonal), mais eficiente é o aparelho e, portanto, menor será o consumo de energia.
Ar-condicionado de 30.000 BTUs: consumo de energia
Comprar ar-condicionado 30.000 BTUs pode ser uma ótima ideia para refrigerar e tornar o clima agradável num ambiente. Mas qual o consumo de energia do aparelho?
Como regra geral, um ar-condicionado de 30.000 BTUs é um aparelho de alta capacidade e pode consumir uma quantidade significativa de energia. Em áreas onde o ar-condicionado é mais usado, o aparelho pode ser responsável por uma boa parte da conta de energia elétrica.
A eficiência energética e o consumo de energia podem variar significativamente entre diferentes modelos e marcas de ar-condicionado, por isso é importante escolher um aparelho seguindo algumas observações:
Procure uma marca de boa reputação
Marcas bem avaliadas no mercado costumam ter produtos com boa classificação quanto à economia de energia. Vale a pena procurar um fabricante com avaliações positivas dos consumidores
Selo e boa classificação de eficiência energética
Além de procurar por marcas confiáveis, sempre checar se o selo de consumo de energia do aparelho. A classificação PROCEL geralmente varia de A (a mais eficiente) a D (menos eficiente), com A sendo a melhor classificação.
Com um aparelho mais econômico e de boa eficiência, seu verão vai ser mais tranquilo sem sustos na conta.