NO RÁDIO
Contrate com segurança um plano de saúde

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Dicas de como contratar plano de saúde por Marcelo Alves, da Célebre | Foto: Patrick Ribeiro-Mega Brasil

Marcelo Alves, diretor da Célebre, explica o que ver para uma boa contratação de plano de saúde. Uma das dicas é saber se há hospitais de ponta

Você sabe como contratar um plano de saúde? É sobre isso que o programa Consumo em Pauta irá falar na entrevista com Marcelo Alves, diretor da Célebre, corretora de saúde e seguros com quase 20 anos de atuação e sediada em São Paulo.

Alves chama a atenção para uma questão que é fundamental na hora de se decidir pelo plano de saúde: quais hospitais, médicos e laboratórios estão habilitados e o que eles oferecem, além de ter conhecimento da rede credenciada de acordo com a necessidade. “Dificilmente quem contrata plano de saúde faz uma simples pergunta: ‘Se eu precisar usar o plano, quais hospitais, médicos e laboratórios prestarão o serviço?’”

Saber isso é fundamental, conforme o diretor da Célebre, porque fatalidades existem e neste momento o cidadão poderá não ter cobertura de hospitais ou médicos de ponta. “A maioria quer saber se há pronto-socorro ou médicos próximo da residência. E só. Hoje é acessível pagar uma consulta médica ou exames laboratoriais simples. O maior custo é de hospital e deve-se buscar o de ponta no caso de uma situação mais grave de saúde. O plano contratado deve ter convênio com ele.”

Essa é uma das razões, segundo Alves, de ter a orientação de um corretor especialista na hora da contratação. “Ele fará avaliação das necessidades levando em conta questões como, idade, hábitos e histórico de saúde, por exemplo.” Ainda segundo o diretor da Célebre, “essa avaliação servirá como ferramenta para o usuário não arcar com serviços e consultas que não serão utilizados ou até mesmo não deixar de contar com uma cobertura que pode vir a ser extremamente necessária para ele”, explica.

Outro ponto defendido por Alves é que o corretor já está habituado com as diferenças entre os planos e poderá recomendar o melhor a cada perfil, reduzindo o leque de opções para os que realmente são interessantes.

O corretor chama a atenção também para a não omissão de informações por parte do contratante na hora de contrtar um plano de saúde. Ocultar alguma informação, a princípio, pode fazer com que o contratante pense que está reduzindo custos, no entanto, ele pode ter o cancelamento da cobertura ou até do contrato, ficando sem assistência em momentos que necessita.

Passado todo este processo, o contratante do plano de saúde deve procurar o número de registro da operadora no site da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). “Assim, é possível checar o desempenho da empresa, bem como o histórico e posição na lista de operadoras que mais recebem reclamações dos consumidores. No portal da entidade, o beneficiário também pode conferir uma lista com todos os seus direitos em relações a reajuste, portabilidade, além de exames e consultas que são obrigadas a serem oferecidas para cada tipo de cobertura”, completa Alves.

Na entrevista a Angela Crespo, que também é editora de conteúdo do site Consumo em Pauta, Alves comenta sobre as diferenças de plano de saúde familiar, por adesão e PMEs. Os por adesão são ligados a uma classe, sindicato ou categoria que fecham convênio com uma operadora. Os problemas nesta contratação é que o reajuste não é regulado pela ANS e nos últimos anos ficaram próximos a 35%. Outra questão é que se muda o presidente da entidade e, se ele assim quiser, pode trocar o plano de saúde com conseqüências para quem está no meio de um tratamento. Já para ter um plano PME deve-se abrir uma microempresa.  “Os consumidores ficam reféns desses planos, porque como pessoa física as empresas de grande porte não ofertam mais produtos no mercado”, acrescente o diretor da Célebre.

Para saber mais sobre como contratar um plano de saúde não perca a entrevista que vai ao ar nesta segunda-feira, às 16 horas, na Rádio Mega Brasil Online. Reapresentações na terça, às 9 horas, e na quarta, à 19 horas.

 

Acesse o site Consumo em Pauta em seu smartphone
e tire aquela dúvida de última hora sobre o seu direito de consumidor.
Assine a newsletter do Consumo em Pauta

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore