A RaiaDrogasil expande programa de descarte correto de medicamentos e disponibiliza mais de 1.700 lojas para coleta
Para fazer o descarte correto de medicamentos vencidos ou sem uso, a RD (RaiaDrogasil) está expandindo seu Programa de Descarte Consciente de Medicamentos. Dessa forma, a expectativa da empresa é de finalizar 2020 com pontos de coleta em mais de 1.700 lojas da Droga Raia e Drogasil em todo o País, aumento de mais de 300% em relação ao número de coletores do início do ano.
+ Plataforma ajuda no correto descarte de medicamentos
“Queremos oferecer mais opções e conveniência, para que os consumidores possam fazer o descarte correto de medicamentos vencidos ou sem uso. Assim, além de contribuirmos com a implementação da Política Nacional de Resíduos em nosso setor, garantimos maior proteção do meio ambiente e reforçamos nosso papel de cuidar das comunidades onde atuamos”, explica João Redondo, diretor de Sustentabilidade da RaiaDrogasil.
Ao todo, 375 cidades de 23 Estados serão beneficiadas com a expansão. A lista de lojas que possuem coletores pode ser conferida neste link.
Pioneirismo no descarte correto de medicamentos
A empresa foi pioneira nesse programa no varejo farmacêutico brasileiro quando iniciou, em 2010, a operação dos primeiros pontos de coleta. Somente em 2019, o programa de logística reversa de medicamentos coletou e destinou adequadamente mais de 64 toneladas de medicamentos vencidos ou sem uso, bem como suas respectivas embalagens. Estima-se que, para cada quilo de medicamento descartado, no lixo comum ou em fossa sanitária, cerca de 450 mil litros de água são contaminados.
+ Colabora Saúde estimula a economia colaborativa
Ao receber os medicamentos nos pontos de coleta nas lojas, eles são enviados para tratamento adequado em conformidade com a legislação ambiental pertinente. Além de medicamentos, a RD também aderiu recentemente ao programa Green Recicla Pilhas, da Green Eletron, principal gestora da logística reversa de eletroeletrônicos e pilhas do Brasil. Com a parceria, a RD passou a oferecer 2.065 novos coletores de pilhas e baterias.
Fonte RaiaDrogasil