CNSeg tem programa Educação em Seguros visando combater a desinformação e ampliar o conhecimento do consumidor sobre a importância na proteção pessoal, da família e do patrimônio
O consumidor de seguros tem ferramentas para entender a linguagem técnica utilizada pelas companhias de seguros e tudo o que envolve a contratação e a prestação de serviços por parte das seguradoras. A CNSeg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização) oferece o “Programa Educação em Seguros”. O objetivo dos livretos é “combater a desinformação sobre seguros e facilitar o entendimento das operações das empresas, dos produtos e dos serviços contratados”.
A proposta de Educação em Seguros faz parte dos trabalhos da confederação e está em sintonia com o Programa de Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef), da qual a CNSeg é membro.
São utilizados vários canais para que a informação chegue ao consumidor com o “objetivo principal de ampliar seu conhecimento e sua percepção sobre seguros, assim como a sua importância na proteção pessoal, da família e do patrimônio”, destaca Marcio Serôa de Araujo Coriolano, presidente da CNseg. Para que a mensagem chegue ao público, a confederação produz cartilhas, guias, livretos, games interativos, campanhas de mídias e rádio WEB.
Cartilhas
A série de livretos do Programa de Educação em Seguros CNseg aborda importantes conceitos relacionados à atividade seguradora, de modo a fortalecer a noção de prevenção de riscos. Cada edição é escrita por um especialista, sobre um tema específico. A ideia central é ampliar o conhecimento de variados segmentos da sociedade sobre o seguro, tornando a compra de coberturas mais consciente e qualificada.
A cartilha “O mutualismo como princípio fundamental do seguro” foi a primeira publicação e, nela, são explicadas questões básicas sobre o mercado segurador e termos técnicos como risco, sinistro, mutualidade, apólice, etc., que aparecem em todos os contratos e causam muita confusão na cabeça de quem contrata, levando o consumidor a buscar ajudar nos balcões dos órgãos públicos que atuam em sua defesa.
Há também materiais sobre “Gerenciamento de Risco e o Seguro”, “Canais de Atendimento”, “Regulamentação do Setor de Seguros” entre outras.
Por Angela Crespo
Acesse o site Consumo em Pauta em seu smartphone
e tire aquela dúvida de última hora sobre o seu direito de consumidor.
www.consumoempauta.com.br
Assine a newsletter do Consumo em Pauta