Quem reclamou no Procon-SP poderá parcelar as co9ntas de energia da Enel. A empresa disponibiliza canais próprios para quem quiser pedir o parcelamento diretamere a ela
A Enel irá parcelar as contas de energia dos consumidores que registraram reclamação no Procon-SP. Uma força-tarefa formada por especialistas da instituição já está analisando as mais de 21 mil queixas registradas no órgão paulista de defesa do consumidor entre 1 de junho e 7 de julho, todas sobre valores elevados das contas referentes aos meses de março a junho.
Quem não procurou o Procon-SP, deverá entrar em contato com a empresa para parcelar as contas de energia, fazer o pedido e assinar uma confissão de dívida.
Você viu isso?
= Aumento da conta de luz por autoleitura. O que fazer?
= Consumidor deve fazer a autoleitura de energia elétrica
= Consumidores já podem aderir à tarifa branca de energia
Mas o Procon-SP entende que a exigência de assinatura de confissão de dívida é prática abusiva e o fato de a Enel não informar diretamente na fatura dos seus clientes a opção de parcelar as contas de energia, não fornecendo, assim, informações essenciais acerca do serviço prestado, também desrespeita o Código de Defesa do Consumidor.
Todos estes fatores levaram o Procon-SP a multar a Enel em R$ 10.214.983,98, por meio de processo administrativo e a empresa tem direito à defesa. العب كازينو O valor da multa, de acordo com o CDC, é estimado com base no porte econômico da empresa, na gravidade da infração e na vantagem obtida.
Como parcelar as contas de energia
A Enel disponibilizou para os clientes o Portal de Negócios, o aplicativo ou a Central de Atendimento no número 0800-72-72-120 para quem desejar parcelar as contas de energia em até 10 vezes na fatura ou 12 vezes no cartão de crédito.
“O parcelamento é uma opção incentivada, principalmente, para os clientes que receberam a conta com valor maior em junho, após a retomada da leitura presencial dos medidores", informou a companhia para o site Valor Investe."A diferença, a maior ou a menor, entre o valor faturado pela média nos últimos meses e o real consumo de energia no período está sendo lançada nas contas de energia emitidas após a retomada da leitura. Para os imóveis que estavam fechados e clientes comerciais que consumiram menos do que o que foi cobrado pela média, todos os créditos correspondentes serão disponibilizados aos clientes", explica a companhia ao Valor Investe. العاب اون لاين مجانا
Entenda o que ocorreu
De março a maio, sob o argumento de estado de calamidade pública, a distribuidora de energia deixou de realizar leitura presencial dos medidores, optando por fazer as cobranças pela média de consumo para quem não fez a autoleitura. Tal situação gerou faturamentos incorretos e transtornos aos consumidores, que tiveram que recorrer ao Procon-SP para terem suas contas corrigidas. A empresa incorreu em má prestação de serviço, infringindo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), justifica o órgão. العاب مربحة على النت
O Procon-SP e o Ministério Público de São Paulo haviam se reunido com a empresa na tentativa de compor a melhor solução para os consumidores. O Procon-SP também havia notificado a empresa pedindo explicações.
Como reclamar no Procon-SP
O consumidor que tiver dúvidas ou problemas referentes as suas contas de energia elétrica e não conseguiu um retorno satisfatório da empresa, pode procurar o Procon-SP, que disponibiliza canais de atendimentos a distância: no site, aplicativo – disponível para Android e iOS – ou via redes sociais.
Fontes: Procon-SP – Valor Investe – Enel