SUSTENTABILIDADE: O que o consumidor tem a ver com ESG?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
ESG

Boa parte dos consumidores ainda não está familiarizada com a sigla ESG. Os que a conhecem têm procurado tomar decisão de compra com base nas práticas ecológicas, sociais e de governança de seus fornecedores

Possivelmente, você já deve ter ouvido a sigla ESG. Ela vem do inglês – environmental, social and governance (meio ambiente, social e governança) e diz respeito à integração da geração de valor econômico aliado à preocupação com as questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Na verdade, é uma forma de as empresas mostrarem responsabilidade e comprometimento com o mercado, seus consumidores, fornecedores, colaboradores e investidores.

Infelizmente, boa parte dos consumidores ainda não está familiarizada com a sigla. Contudo, os que a conhecem têm procurado tomar decisão de compra com base nas práticas ecológicas, sociais e de governança de seus fornecedores.

Cerca de 38% dos brasileiros já ouviram falar da sigla ESG, aponta o “Relatório ESG e Sustentabilidade 2022”, do Opinion Box de julho do ano passado. Contudo, a mesma pesquisa aponta que 67% dos consumidores têm a preocupação, ainda que parcial, de saber se a empresa adota medidas relacionadas ao ESG ao tomar uma decisão de compra.

Por sua vez, o estudo “Os consumidores querem tudo”, do IBM Institute for Business Value, traz a informação de que 62% das pessoas estão dispostas a mudar os hábitos de consumo para reduzir o impacto ambiental.

O que ESG tem a ver comigo, consumidor?

Tudo. Como vimos acima, ela está relacionada com o comportamento das empresas no que tange meio ambiente, social e governança. Assim, quando você compra um produto ou contrata um serviço cuja empresa não está nem aí para essas questões, você está apoiando o comportamento dela.

Claudia PiresMas a sigla ESG também está relacionada ao comportamento do consumidor, enfatiza Cláudia Pires.

Conforme a fundadora e CEO da startup so+ma, focada em mudança de comportamento, sustentabilidade e reciclagem, o “E”, para o consumidor, pode ser compreendido que se, “eu não estou dando destinação correta ao lixo, com processo correto de reciclagem, estou impactando o meio ambiente”.

Já o “G”, para a especialista, é como a empresa lida com aquele lixo – como caixas, papéis, etc – que não queremos levar para casa junto com o produto comprado. “Ela tem de ser transparente e dizer ao consumidor, OK, você não vai levar isso, então direcionaremos para a cooperativa x de reciclagem, por exemplo.”

Ao dizer a destinação do “lixo”, está se estimulando uma cadeia de trabalhadores que atua para transformar aquilo que está sendo descartado. “E aí temos o ‘S’ sendo impactado”, conclui Cláudia Pires.


+ Como praticar a sustentabilidade no dia a dia

+ Saiba como fazer o descarte correto de medicamentos

+ O que querem dizer os selos que estampam produtos


Um novo consumidor

Cláudia Pires aponta que precisamos despertar em nós um novo consumidor e eliminar de vez o estigma de que há lixo. “Quando encaramos nossos resíduos como lixo, não damos nenhum valor, deixamos em qualquer lugar que, com certeza, vai contaminar o meio ambiente. Agora, se for dada destinação correta, aí deixa de ser lixo para virar um novo item.”

Outra atitude positiva do consumidor, para Cláudia, é sempre se fazer a pergunta: vamos consumir o produto ou a embalagem? E deixar para quem vende a responsabilidade de o que será feito com o que não queremos. “Isso leva a um movimento casado. Eu, como consumidor me questiono se preciso levar para casa além do item comprado. E a empresa começa a assumir a responsabilidade em dar destinação correta aquilo que acompanha o produto e não nos interessa.”

Por outro lado, diz a CEO da so+ma, ao comprar um item nós, consumidores, olhamos inúmeros detalhes, como data de validade, composição, tamanho, etc, dependendo do item. Mas quando o consumo daquele item se encerra, encaramos que a relação com ele acabou. Não pensamos nos resíduos que ele deixou, que precisam ter destinação correta.

Na Mega Brasil

A entrevista com Cláudia Pires, da so+ma, vai ao ar nesta segunda (13/02), na Rádio Mega Brasil Online. Reapresentações na terça, às 9 horas, e na quarta, à 19 horas. Você pode rever a qualquer momento no canal da Mega Brasil no Youtube.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore