Está interessado numa franquia? Saiba o que levar em conta na decisão

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
A consultora Mércia Vergili fala sobre franquia no programa Consumo em Pauta | Foto: Mega Brasil

A consultora em franquia Mércia Vergili explica as vantagens e desvantagens em ser um franqueado e o que levar em conta na hora de investir neste negócio

Nesta semana, 65 mil pessoas são esperadas para visitar a feira ABF Franchinsing 2017, que acontece em São Paulo entre os dias 21 e 24. Lá estarão cerca de 400 expositores que oferecem opções de investimento em franquia para empreendedores experientes e iniciantes, desde menos de R$ 10 mil até mais de R$ 1 milhão.

Boa parte destes visitantes vai pesquisar e conhecer o mercado de franquia com vista a partir para um negócio próprio, mas já estruturado. O que se precisa levar em conta para investir numa franquia, vantagens e desvantagens, o que diz a Lei de Franquia serão alguns dos temas explicados por Mércia Machado Vergili, diretora e consultora do Grupo Soares Pereira & Papera e tem 24 anos de experiência como franqueada. Ela é a convidada desta semana no programa Consumo em Pauta, na Rádio Mega Brasil Online.

Para usar as reservas financeiras na aquisição de uma franquia, Mércia Vergili recomenda buscar uma consultoria, embora há muita literatura e informações (e a própria feira) no mercado sobre cada um dos franqueadores que colocam sua marca à disposição. “Não há custo para o interessado numa franquia ao procurar uma consultoria. Quem paga as despesas são os próprios franqueadores”, acrescenta a consultora.

Outra dica é que o interessado numa franquia não precisa conhecer o tipo de produto ou serviço que vai trabalhar,  mas para ter sucesso deve gostar no que vai trabalhar. “A franqueadora vai ensinar toda a gestão do negócio, mas é preciso estar disposto a trabalhar bastante pelo seu negócio.”

Mércia Vergílio enfatiza que ao se ligar a uma franquia precisa-se ter bem claro que não está comprando uma marca, mas um negócio que já está estruturado, que já passou por alguns testes, já tem modelo de gestão e o franqueado não irá precisar se preocupar com layout, forma de atendimento nem mesmo com o que vai vender. “Seu trabalho é fazer com que o negócio tenha performance positiva.”

Quer saber mais sobre franquias? Sintonize na Rádio Mega Brasil Online nesta segunda, às 16 horas. O programa Consumo em Pauta é reapresentado na terça, às 19 horas, e na quarta, às 9 horas.

Por Angela Crespo

Acesse o site Consumo em Pauta em seu smartphone
e tire aquela dúvida de última hora sobre o seu direito de consumidor. 
Assine a newsletter do Consumo em Pauta
 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore