ARTIGO
Medicina 5.0 para melhorar a experiência do paciente

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
experiência do paciente

O surgimento de startups que desenvolvem tecnologias para melhorar a experiência do paciente aumentam ainda mais a ligação entre a medicina e a inovação

Por Cadu Lopes

Em 2020, o planeta foi acometido pela maior crise de saúde que se tem registro desde a Gripe Espanhola, trazendo preocupação e gerando um reflexo na área da saúde, especialmente no que se referia ao atendimento do paciente. Para atender os novos desafios que a pandemia trouxe, a medicina precisou se reinventar e trazer ainda mais para o debate a conexão entre tecnologia e saúde, que não é recente e já vinha acontecendo há alguns anos.

O principal assunto dentro dessa ligação entre os dois é a questão da inovação que nos faz chegar à chamada Medicina 5. لعبة سلوتس 0, que envolve alguns pontos importantes rumo à digitalização como uma infraestrutura de conectividade, novas tecnologias, telemedicina e a jornada do paciente, onde ele passa a ser o centro de todo o sistema.

A telemedicina é um dos grandes exemplos do avanço da conectividade durante a pandemia: uma ferramenta pouco conhecida no passado, que apareceu como solução para o futuro ao ser autorizada no país em caráter emergencial. Com a adesão à tecnologia, pacientes e profissionais de saúde puderam dar continuidade aos cuidados, mesmo que a distância.

Enquanto no primeiro período de medidas restritivas da pandemia, em 2020, houve uma queda de 50% nas consultas presenciais, no segundo lockdown, agora em 2021, a redução foi menor que 1%. É o que aponta levantamento da Doctoralia, revelando que a telemedicina foi muito bem aceita entre os brasileiros e que chegou para ficar. مواقع مراهنات كرة قدم

O resultado positivo pode ser medido em números. Entre os brasileiros que já utilizaram a telemedicina, 85% consideram a experiência boa ou ótima. لعبة تربح فلوس E, embora não substitua a medicina presencial, o formato virtual complementa e facilita o acesso à saúde, resolvendo questões distintas e direcionando de maneira muito mais racional casos que realmente precisam ir para a consulta presencial.

Além da telemedicina, o surgimento de startups que desenvolvem tecnologias para melhorar a experiência do paciente e de todo o ecossistema da saúde aumentam ainda mais a ligação entre a medicina e a inovação.

Com foco no digital, essas healthteachs atuam em várias frentes, desde aplicativos de agendamento de consultas, telemedicina e até mesmo gestão de negócios. A Doctoralia, por exemplo, está entre as startups em ascensão e chama atenção por suas soluções que garantem um ambiente seguro ao paciente digital e promovem a melhor experiência deste usuário.

O modelo mais prático agrada o paciente e, ao mesmo tempo, o perfil humanizado de atendimento contribui para que os usuários fiquem mais satisfeitos e, consequentemente, retornem a plataforma em outros momentos, gerando a chamada fidelização.

A automação de processos oferecida por um sistema de agendamento online e relacionamento com o paciente, como o Doctoralia Clínicas e TuoTempo, por exemplo, promovem mais autonomia ao paciente ao mesmo tempo em que recepcionistas otimizam a rotina de trabalho e conseguem dedicar mais tempo e atenção a quem está na sala de espera, já que a marcação online de consultas e a disponibilização de informações relevantes na internet evita ligações telefônicas desnecessárias.

Além disso, o relacionamento entre os centros médicos e seus clientes se torna mais próximo e duradouro por meio dos lembretes de agendamento, pesquisas de satisfação, mensagens de agradecimento e dicas de saúde.

Com isso(?), é cada vez mais claro que as estratégias que colocamos em prática tornam a jornada do paciente em cada etapa em que ela acontece – seja no digital ou no presencial -, mais humanizada e ajudam a identificar melhorias que possam trazer mais benefícios para a saúde moderna.

experiência do pacienteCadu Lopes

é CEO da Doctoralia no Brasil, Chile e Peru

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore