A Facily poderá ser suspensa pelo Procon-SP em razão do grande número de reclamações. Foram mais de 151 mil queixas até outubro.
A plataforma de vendas Facily poderá ser suspensa pelo Procon-SP. Neste ano, o Procon-SP registra mais de 151 mil queixas entre janeiro e outubro. No ano passado, no mesmo período, foram apenas 14 registros.
Somente em outubro, o número de reclamações contra a Facily foi de 59.539, um crescimento de mais de 283 mil por cento em relação a janeiro. No primeiro mês do ano, o Procon-SP tinha registrado apenas 21 reclamações de consumidores.
“A Facily é recordista absoluta no Procon-SP. Nunca um fornecedor no período de seis meses teve esse aumento tão expressivo nas reclamações. Em função desse número alarmante, além da multa, estamos estudando aplicar uma medida mais extrema prevista pelo Código de Defesa do Consumidor, que é a suspensão da plataforma“, avisa Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.
Problemas enfrentados
A Facily é um aplicativo para compras de produtos como hortifruti, bebidas, acessórios para celular, entre outros com entrega em todo o país. O consumidor compra em grupos para conseguir descontos.
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As principais queixas de consumidores são de atraso ou não entrega dos produtos, não reembolso dos valores após as reclamações e até mesmo a entrega itens estragados ou já vencidos.
Além disso, “a divulgação publicitária feita pela empresa desrespeita as regras de informação de preços estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor. Apenas o valor dos itens vendidos em grupo – e com desconto – é destacado. Contudo, o valor do produto vendido individualmente (sem desconto) aparece em caracteres bem menores, dificultando a comparação dos dois preços praticados e a compreensão do consumidor”, informa o Procon-SP.
Ainda, conforme o Procon-SP, o app coloca condições que isentam a empresa de responsabilidade por problemas no serviço prestado, desrespeita o direito ao arrependimento (artigo 49 do CDC), que dá direito à desistência da compra em até sete dias após a entrega com direito ao reembolso.
Diante dos grandes números de reclamações, o Procon-SP recomenda “que os consumidores fiquem atentos às ofertas que parecem muito vantajosas, preços absurdos, espetaculares. Valores muito abaixo do mercado podem ser indícios de problemas”, explica o diretor do Procon-SP.
Como registrar queixa
O consumidor que passou enfrenta problemas com a Facily pode procurar o Procon-SP pelo site ou nos postos de atendimento pessoal – Poupatempos Sé, Santo Amaro e Itaquera e posto avançado dentro do 8º Distrito Policial do DECAP (R. Sapucaia, 206, Brás).
Com Procon-SP
Respostas de 3
O ponto de retirada e sujo ,tem cheiro de esgoto, fede muito, e os produtos fica O dentro de uma garagem morada e passa uma água suja dentro dela,e fedida ,vcs não podem simplesmente aceitar um ponto sem idênticas as condições desse ponto ,que na verdade é um imóvel alugado por duas famílias.
O ponto de retirada fica em Planalto são Bernardo do Campo, rua padre Cícero 137,Noêmia a responsável ,estou completando a reclamação anterior a essa,postagem ,que é minha mesmo.
Não entendo por o procon ainda nao suspendeu essa plataforma visto que o mesmo não retorna e continua lesando milhares de consumidores quando conseguimos fazer uma reclamação no reclame Aki só recebemos respostas prontas sem solução do problema