GOLPE DA FALSA INVESTIGAÇÃO em agências bancárias: saiba como se proteger

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golpe da falsa investigação

Golpe da falsa investigação é feito por criminosos que se passam investigadores e pedem transferências bancárias para que você proteja suas contas

Um novo golpe está sendo aplicado por criminosos que se passam por investigadores bancários. Eles ligam para os clientes alegando que a agência ou o gerente estão sob investigação e, para proteger o cliente, solicitam a transferência de dinheiro para contas indicadas por eles. Esse golpe, apesar de ser uma nova versão de fraudes antigas, usa a manipulação psicológica conhecida como engenharia social para enganar as vítimas.

Os golpistas chegam até a enviar boletins de ocorrência falsos para dar credibilidade à história, mas é importante lembrar que bancos e autoridades nunca pedem que clientes realizem transações bancárias para resolver supostos problemas de segurança.

“Bancos nunca solicitam que clientes façam transações financeiras por telefone ou enviem dados pessoais como senhas ou chaves de segurança. Se receber esse tipo de contato, encerre a ligação imediatamente e busque esclarecimentos pelos canais oficiais”, alerta José Gomes, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.

Como não cair no golpe da falsa investigação

Para se proteger desse tipo de fraude, é essencial adotar algumas medidas de segurança:

  • Desconfie de ligações que solicitem transações ou informações bancárias. Nenhum banco pede esses dados por telefone;
  • Verifique os canais oficiais do banco. Caso tenha dúvidas, ligue diretamente para o banco, usando os números disponíveis no site oficial;
  • Nunca forneça senhas ou dados pessoais em chamadas telefônicas;
  • Desconfie de boletins de ocorrência recebidos por e-mail ou SMS. Esses documentos oficiais devem ser verificados diretamente nas autoridades competentes.

Medidas adicionais de segurança

A Febraban e os bancos associados estão investindo fortemente em sistemas de segurança e campanhas de conscientização para combater golpes e fraudes. Além disso, a Febraban firmou parceria com a Anatel para bloquear números telefônicos usados por golpistas e colabora com forças policiais na identificação e punição de criminosos.

Caso o cliente caia nesse tipo de golpe, é fundamental agir rapidamente:

  • Notifique o banco imediatamente e peça para bloquear seu app e senhas de acesso;
  • Registre um boletim de ocorrência para formalizar o crime e possibilitar o rastreamento dos responsáveis;
  • Acompanhe seu extrato bancário com atenção e comunique qualquer movimentação suspeita.
  • Com essas orientações, o consumidor pode se prevenir e agir rapidamente em casos de suspeita ou ataque de criminosos.

Fonte: Febraban

Imagem: Divulgação

 

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