CUIDADO
Golpe do bloqueio de pagamento por aproximação. O que fazer

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
golpe cartão por aproximação

Com o golpe do bloqueio de pagamento por aproximação você corre o risco de ter seus dados capturados e usados por golpistas

Mais uma tentativa de lesar o consumidor vem sendo colocada em prática por fraudadores. Agora, é o golpe do bloqueio de pagamento por aproximação. Ele funciona assim: o consumidor aproxima seu cartão, celular ou relógio da maquininha e recebe a mensagem de que há bloqueio. Então, para pagar a compra uma das opções é inserir o cartão físico no equipamento. Resultado: os dados do cartão são copiados e usados para outros fins, inclusive para compras, só que a conta vai para o bolso do verdadeiro dono do cartão.

Assim, caso você receba a mensagem de bloqueio ao fazer pagamento por aproximação, exija do lojista outra máquina ou, então, opte por fazer o pagamento por outros meios. Nunca pelo cartão físico.

Marcos Poliszezuk“É uma novidade esta modalidade. O golpe em si, entretanto, já existe há um certo tempo”, destaca Marcos Poliszezuk, advogado das áreas do Direito Empresarial, Trabalhista, Contratual, Tributário, Imobiliário, Ambiental, Consumo e Família.

O entrevistado do programa Consumo em Pauta, ele lembra que este golpe é muito parecido com aquele em que um fornecedor pegava o cartão do consumidor e fazia a cópia para usos escusos. “Agora, a própria maquininha está infectada por um malware que tem a função de capturar as informações do cartão. Tudo feito de forma virtual”, acrescenta.


Golpe bancário por telefone: prejuízo para o bolso

Cresce o número de golpe de entregadores de apps de comida

Conheça os principais golpes e como prevenir fraudes

Paguei com PIX, mas era golpe. Saiba como recuperar o dinheiro


Apareceu bloqueio? O que fazer

A primeira providência, recomenda o advogado, é buscar outra forma de fazer o pagamento, preferencialmente não usando o cartão. “E falar com as pessoas do estabelecimento alertando que isso pode ser um golpe.”

Caso você desconfia que tenha passado o seu cartão em uma maquininha corrompida ou receia que seus dados tenham sido expostos durante a compra:

  • Bloqueie o seu cartão imediatamente: procure o banco e avise sobre o ocorrido. Algumas instituições financeiras disponibilizam no aplicativo bancário o bloqueio do cartão. Se for o seu caso, entre imediatamente nele e faça o bloqueio.
  • Solicite um novo cartão: no mesmo contato em que você solicitou o bloqueio, já faça o pedido de um novo cartão. Ou, use o aplicativo para a solicitação.
  • Registre boletim de ocorrência: comunicar a polícia sobre o crime é importantíssimo. É possível registrar um B.O via internet.
  • Compras que não reconhece: informe ao banco sobre os valores de compras que não foram feitas por você; se a situação não for resolvida, entrar com reclamação do Procon e até registrar na plataforma consumidor.gov.br; procurar o Juizado Especial Cível ou contratar um advogado.

“Pode-se, ainda, usar sites de reclamação para dar publicidade ao que está ocorrendo. Com essa atitude se evita que outras pessoas caiam no golpe e mostra a boa-fé do consumidor”, salienta Marcos Poliszezuk.

Na Mega Brasil

A entrevista com o advogado Marcos Poliszezuk sobre o golpe de pagamento por aproximação entra no ar nesta segunda-feira (27/02), às 16 horas, na Rádio Mega Brasil Online. Reapresentações na terça, às 9 horas, e na quarta, às 19 horas. Ela também fica disponível no canal da Mega Brasil no Youtube.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore