O comparador de preços JáCotei vem usando o código de barras no cadastro dos produtos, garantindo ao consumidor que o item pesquisado é o mesmo
O comparador de preços JáCotei vem usando o código de barras para registrar os itens em sua base de dados e assim oferecer ao consumidor a certeza de que o produto listado nas mais diferentes lojas é o mesmo, independentemente se a loja utilizou terminologias diferentes.
Como vem sendo feito este trabalho de captura de códigos de barras e a formação da lista de informação de preços ao consumidor serão explicados por Antônio Coelho Lima Júnior, CEO do JáCotei, no programa Consumo em Pauta desta segunda-feira, na Rádio Mega Brasil Online.
Esta certeza de que o item é o mesmo, conforme o executivo do JáCotei, está embasada no seu sistema de busca de produtos que utiliza a numeração do código de barras de padrão GTIN (Número Global do Item Comercial), atribuído pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. A empresa investiu no ganho da eficiência operacional como o objetivo de evitar digitação do código na elaboração de cadastro interno de produtos.
Com essa iniciativa, o site e o seu aplicativo para smartphones automatizaram a vinculação de produtos iguais – mesmos itens comerciais – nas cotações feitas pelo consumidor, já que as pesquisas passaram a usar o código de barras de padrão mundial utilizado na identificação dos itens. Este trabalho, inclusive, garantiu à JáCotei uma premiação no XIX Prêmio Automação, promovido pela GS1 em novembro de 2016.
> Código de barras explicado por quem entende do assunto
> E-consumidor ganhou segurança com lei do e-commerce
O sistema só não permite que o próprio consumidor digite o código de barras para realizar a pesquisa no lugar do nome do produto. Conforme o executivo do JáCotei, para que o consumidor possa fazer a pesquisa com código de barras no site de comparador de preços as lojas de e-commerce teriam de cadastrá-lo no anúncio do produto. “O comparador de preços é resultado dos anúncios das lojas. Nossos robôs entram nas lojas virtuais e fazem a captação dos preços.” Para o empresário, o código de barras é tão essencial para o e-commerce que deveria ser obrigatório.
Outra novidade do comparador de preços JáCotei é o lançamento de um aplicativo para smartphone que possibilita a verificação do preço de um produto em vários estabelecimentos a partir do direcionamento da câmera do telefone (ou da digitação) para o código de barras informado no item. Mas o consumidor precisa entrar numa loja física para capturar o código de barras.
O JáCotei é um comparador de preços em tempo real que auxilia e-consumidores no momento da compra, listando alternativas de lojas e o menor preço do mercado. São mais de 10 anos no mercado de e-commerce com consultas gratuitas em mais de 1,5 mil lojas e mais de 3,5 milhões de produtos de, aproximadamente, 200 categorias, como de celulares, geladeiras, notebooks, fritadeiras, TVs, ar condicionados, vídeo games, impressoras, livros e muito mais.
Para saber mais sobre o uso do código de barras pela JáCotei não perca a entrevista à Angela Crespo, que também é editora de conteúdo do site Consumo em Pauta, nesta segunda-feira, às 16 horas, na Rádio Mega Brasil Online. Reapresentações na terça, às 19 horas, e na quarta, às 9 horas.
Por Angela Crespo com GS1
Acesse o site Consumo em Pauta em seu smartphone
e tire aquela dúvida de última hora sobre o seu direito de consumidor.
Assine a newsletter do Consumo em Pauta