NO RÁDIO: Laboratório de varejo é criado em São Paulo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Fabíola Paes, fala sobre o OasisLab, espaço para desenvolvimento de tecnologia para o varejo | Foto: Mega Brasil

O OasisLab foi construído para ser um ambiente dedicado a atender as necessidades de tecnologia do varejo. Startups, varejo e consumidores, juntos, vão cocriar e validar as inovações tecnológicas

Estamos vivendo a era do varejo 4.0, da convergência entre o digital e o físico. A palavra de ordem é a conveniência ao consumidor e tudo se modifica muito rápido, razão pela qual é preciso construir ambientes dedicados a atender as necessidades de tecnologia do varejo.

Este ambiente já está funcionando em São Paulo. Trata-se do OasisLab, um laboratório de varejo comandando por Fabíola Paes, que também fundou a Neomode, startup que fornece plataforma digital integrando os canais de venda online e offline, com automatização de processos e gerando, consequentemente, aumento na conversão de vendas. A criação do laboratório foi decorrência da pesquisa Liga Insights Retail, que mapeou as startups que atuam no desenvolvimento de tecnologias para o varejo.

Fabíola Paes é a entrevistada desta segunda (31/7) do Programa Consumo em Pauta, na Rádio Mega Brasil Online. Na conversa com Angela Crespo, apresentadora do programa e editora de Conteúdo do site Consumo em Pauta, ela comenta sobre o OasisLab, sobre a pesquisa (inédita) que traçou um panorama das startups que estão inovando no setor de varejo; além de explicar o que é o varejo 4.0, conceito cunhado por ela e aprofundado em estudo apontando o futuro do varejo no País.

Sobre a pesquisa, a head da OasisLab diz que foram mapeadas cerca de 4 mil startups que atuam no segmento de varejo. O estudo, parceria com a Liga Ventures – aceleradora especializada em gerar negócios entre startups e grandes empresas -, apontou que, deste total, 216 estão focadas na busca de soluções para o setor de varejo no Brasil. “Parte destas startups ocuparão o espaço de inovação (OasisLab). O objetivo é reunir nos 1. العب كازينو 400 m² do laboratório empreendedores, varejo e consumidores que, juntos, vão cocriar e validar as inovações para o varejo”, destaca Fabíola Paes.

Sobre o varejo 4.0, a head do OasisLab explica que é a onda da transformação digital, loja física e digital autuando em conjunto, com muita transparência no relacionamento com o consumidor e tendo como ponto de partida a tecnologia digital. “A loja física cada vez mais é digital. O consumidor entra no ponto físico e é influenciado pelo wi-fi, pela tecnologia, pelo smartphone, pela inteligência artificial. قمار الخيل Ele compra no virtual e retira no físico. Ele avalia o produto no físico e compra no virtual. Toda esta transformação é decorrente do acesso ao smartphone”, atribui a empreendedora.

E é justamente graças ao smartphone que o consumidor consegue acessar uma série de ferramentas que influenciam sua experiência. Essa mudança representa uma oportunidade para aplicar na loja tecnologias como internet das coisas, realidade virtual e realidade aumentada, robótica, inteligência artificial, aplicativos, entre outras. “A tecnologia acessível para pequenas e médias empresas será desenvolvida, discutida, aplicada e validada na OásisLab”, assegura Fabíola. Ela acrescenta que “a ‘inteligência digital’ aprimora a experiência de compra e permite ao consumidor, por exemplo, realizar suas compras de casa e ir à loja só para retirar o produto, evitando filas, ou receber ofertas daquilo que realmente interessa à sua necessidade”.

Futuro do varejo

Internet das coisas, omnichannel, aplicativos são macros tendências que irão influenciar em muito o varejo 4.0, segundo Fabíola. Cada vez mais estarão presentes nas lojas físicas sensores se comunicando com o cliente via wi-fi, que serão disponibilizados gratuitamente pelos estabelecimentos. “No momento em que o consumidor se logar com o wi-fi da loja, se aceitar, poderá receber mensagens sobre produtos, promoções, preços”, enfatiza a empreendedora. O cuidado que se deve ter, alerta ela, é de não ser invasivo com o cliente. العب روليت اون لاين

Quanto ao omnichannel, a mobilidade será determinante e o futuro aponta para a convergência entre físico, mobile, chatbots e aplicativos da loja. Os apps, assegura Fabíola, serão cada vez mais leves e ocuparão o mínimo espaço da memória dos celulares. “E, numa nova onda, teremos um mesmo aplicativo com várias marcas. Será uma nova leitura para os marketplaces de hoje.”

Para saber mais sobre todas essas inovações no varejo, reserve um espaço em sua agenda para ouvir a entrevista com Fabíola Paes no programa Consumo em Pauta. Ele vai ao ar nesta segunda, às 16 horas, na Rádio Mega Brasil Onlie. Reapresentações na terça, às 19 horas, e na quarta, às 9 horas.

#varejo, #varejo 4.0, #consumoempauta

Acesse o site Consumo em Pauta em seu smartphone
e tire aquela dúvida de última hora sobre o seu direito de consumidor. 
Assine a newsletter do Consumo em Pauta
 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore